Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para executivo do Waze, no futuro os carros estarão cheios de gente

Por| 18 de Outubro de 2018 às 17h34

Link copiado!

Para executivo do Waze, no futuro os carros estarão cheios de gente
Para executivo do Waze, no futuro os carros estarão cheios de gente
Tudo sobre Waze

ATUALIZADA EM 19/10, às 08h46

Em agosto deste ano, o Waze, app de trânsito e navegação, lançou seu novo serviço, o Carpool, um app que conecta pessoas dispostas a dar e receber caronas. A novidade foi testada inicialmente em Israel, cidade em que a empresa nasceu, mas o Brasil foi o primeiro país a receber oficialmente o aplicativo. O motivo? São Paulo é a maior cidade do Waze no mundo, com mais de 4 milhões de usuários mensais.

O lançamento do serviço foi estratégico, segundo Douglas Tokuno, chefe do Waze Carpool para o Brasil. Se antes a missão da startup era superar o trânsito, hoje é acabar com o trânsito. “Entendemos que superar não era mais suficiente como missão e fomos além. A taxa média de ocupação em um carro é 1,4 pessoas. Ou seja, a maioria está sozinha no carro. Para sanar isso, nada melhor do que a velha e boa carona”, comentou o executivo durante entrevista exclusiva na Futurecom 2018.

Como o serviço é recente, ainda não dá para ter ideia se o brasileiro está aderindo às caronas. Até o momento, não há números oficiais de quantidade de usuários cadastrados ou caronas oferecidas. Douglas apenas compartilha que o deslocamento casa-trabalho é o mais popular e Recife já figura entre uma das cinco cidades com o maior número de trajetos compartilhados - uma surpresa para a empresa.

Continua após a publicidade

O Waze ainda espera fortalecer a cultura de caronas de outras formas, fazendo parcerias com universidades e empresas, e incentivando caronas para shows, jogos esportivos e eventos. A criação de mais funcionalidades de segurança também está no radar.

O chefe do Carpool lembra que muitas pessoas ainda não se sentem tranquilos em oferecer ou dar carona para estranhos. Mas o app já possui ferramentas que ajudam nesse tópico, como filtros por gênero e a validação de email corporativo para comprovação de que a pessoa trabalha no mesmo lugar. Há ainda uma funcionalidade que cria grupos com pessoas conhecidas e um chat para conversas.

Outra carta na manga são as “faixas de caronas”, já aderida por Vitória (ES). Na capital capixaba, a Linha Verde, na Avenida Dante Micheline, é voltada exclusivamente para carros transportando três ou mais pessoas. O trajeto restrito não se aplica apenas a caronas, mas ônibus, táxis, vans e motoristas de aplicativo. Para garantir que as regras sejam cumpridas, a avenida é monitorada.

“Temos conversado com as prefeituras de diversas cidades para encontrar soluções ainda melhores. A faixa de carona agiliza muito o trajeto”, comentou Douglas sem mencionar quais municípios foram procurados.

Continua após a publicidade

Futuro

A criação do novo app foi unicamente pensada para resolver os problemas de mobilidade urbana e, por isso, a empresa ainda não sabe como monetizar o serviço. O que está claro para o Waze, no entanto, é que os aplicativos de carros privados, como Uber, ou até mesmo os taxis, não são concorrentes, mas complementares.

“Nossos concorrentes são os assentos vazios. O público que usa o Carpool não é o mesmo que usa Uber ou similares. A carona até então nunca foi opção em escala e com esta comodidade. Entendemos que com o app, a cultura de compartilhamento de carros pode se fortalecer”, explicou.

Ele ainda ressalta que, em um futuro com carros autônomos e até carros voadores, o compartilhamento é fundamental. “Se não houver essa cultura, não faz sentido. Não podemos ter milhares de carros autônomos levando apenas uma pessoa”, finalizou.