Para concorrer com startup Slack, Microsoft cria Skype Teams

Por Redação | 06.09.2016 às 19:34

No último ano, o app de comunicação corporativa Slack atraiu a atenção de muita gente. Para sermos mais precisos, de dois milhões de usuários e algumas empresas que demonstraram interesse em comprá-lo. Ao contrário do que os rumores indicaram, a Microsoft não pretende adquirir a startup, mas sim desenvolver um concorrente para ela, o Skype Teams.

Voltado para equipes, o Teams vai incluir funções similares ao Slack, como conversas com membros de equipes, conhecidos por canais, e comunicação entre equipes, além de permitir as Threaded Conversations, ou conversas por tópicos, bastante conhecidas pelos usuários de fóruns ou comentários do Facebook.

Skype Teams

Por utilizar a plataforma do mensageiro, as chamadas em vídeo do Skype serão mantidas. Estendendo um pouco sua funcionalidade para o ambiente corporativo, no Teams será possível agendar reuniões online por vídeo. A nova ferramenta também vai manter o serviço de troca de arquivos e notas.

Em meio a tantos mensageiros com funções próximas, dois diferenciais se destacam: primeiro, a utilização dos bots do Bot Framework da Microsoft, que permitirão a automatização de serviços. Em segundo lugar, a integração com o Office 365, unindo as funcionalidades do Word, Excel, PowerPoint e outros softwares, incluindo a nuvem OneDrive.

O Slack certamente vai continuar seduzindo muitos profissionais, mas quando um dos gigantes entra na jogada, a disputa fica bem mais complicada. A integração com o Office e a nuvem certamente poderá pesar a balança para o lado da Microsoft. A empresa pretende incluir todos os sistemas, lançando o app para PCs, Windows Phone, Android e iOS, e, possivelmente, após a fase de testes, a novidade chegará para assinantes do Office 365 e depois para o público geral.

Fonte MSPowerUser