Pâncreas artificial pode mudar a vida de diabéticos

Por Redação | 03 de Julho de 2015 às 15h38

Viver com diabetes tipo 1 afeta dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo e requer monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue — além, claro, da injeção diária de insulina. Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia estão criando um "pâncreas artificial" capaz de monitorar continuamente os níveis de glicose no sangue e liberar automaticamente a quantidade necessária do hormônio.

O diabetes tipo 1 surge quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa destrói as células do pâncreas que produzem insulina, hormônio que converte o açúcar do sangue em energia. Para compensar essa perda de produção, os pacientes devem tomar insulina diariamente. Os atuais métodos de fornecimento de insulina envolvem múltiplas injeções diárias ou terapia com bomba da substância, sendo que ambos exigem que o usuário rastreie ativamente seu nível de glicose e calcule a dose de insulina necessária. Além disso, existe ainda um lapso de tempo significativo entre quando uma dose é necessária e quando ela terá efeito.

Francis Doyle, um dos responsáveis pela pesquisa, queria encontrar uma maneira de realizar o monitoramento e a entrega de insulina automaticamente e, o melhor, sem agulhas. Para isso, os pesquisadores projetaram um algoritmo que monitora os níveis de açúcar no sangue e calcula uma dose de insulina que é entregue de forma rápida e automatica quando necessário.

O algoritmo foi projetado para funcionar com dispositivos implantados, especificamente com um pâncreas artificial. Testes de computador do algoritmo simularam a alta e a queda do nível de glicose que corresponderia a refeições e um período de sono durante a noite. O pâncreas artificial conseguiu manter a glicose no sangue dentro do padrão em 80% do tempo. Agora, o próximo passo é testar o dispositivo em animais, bem como continuar revendo o algoritmo para melhorar ainda mais os resultados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.