Os principais anúncios do evento da Apple

Por Joyce Macedo | 09 de Setembro de 2015 às 19h13

Depois de muita especulação, finalmente chegou o dia da Apple apresentar os seus maiores lançamentos do ano. Apesar da grande atração ser a nova linha de smartphones da companhia, a Maçã confirmou muitos rumores relacionados a outros produtos – mas também deixou a desejar em certos pontos.

Se você não conseguiu acompanhar nossas transmissões ao vivo no site e nas redes sociais, não se preocupe, pois fizemos um resumo com os principais anúncios do evento de setembro da Apple. Confira:

Novas pulseiras e cores do Apple Watch

Como já era esperado, a empresa anunciou novas opções de pulseiras coloridas para o seu relógio inteligente, incluindo a versão Product Red, que vazou poucas horas antes do início do evento. As vendas dessa linha limitada de gadgets com pulseira vermelha serão revertidas para o Fundo Global de Combate à AIDS. Novas cores do corpo do relógio também foram apresentadas: Rose Gold e Anodized Aluminium.

Já os aficionados por moda vão gostar da nova linha de Apple Watches lançada em parceria com a fabricante de relógios de luxo Hermès. A novidade traz alguns modelos de pulseiras de couro muito elegantes, inclusive uma delas com volta dupla – sim, exatamente como a recém-anunciada versão feminina do Moto 360.

“Com pulseiras de couro feitas à mão por artesãos da Hermès na França e um mostrador reinterpretado por designers da Apple na Califórnia, o Apple Watch Hermès é um produto de simplicidade elegante e artística, e a ferramenta perfeita para a vida moderna”, diz a empresa em seu site. Porém, a edição especial será vendida apenas em lojas selecionadas na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Apple Watch Hermes

Apple Watch Hermès

WatchOS 2 e novos aplicativos

Alguns apps para o Apple Watch também foram apresentados, entre eles uma versão dedicada do Facebook Messenger, um aplicativo da GoPro que transforma o dispositivo em um viewfinder para suas câmeras, permitindo que o usuário veja em tempo real o que está diante das lentes.

Um sistema voltado para médicos também foi apresentado. O chamado Airstrip possui diversas funções e permite até mesmo que grávidas ouçam os batimentos cardíacos do bebê diretamente pelas caixas de som do relógio. Por fim, a empresa anunciou que o novo sistema operacional de seu relógio, o WatchOS 2, estará disponível a partir do dia 16 de setembro.

iPad Pro

A Apple também confirmou os rumores sobre uma versão gigante do seu tablet. O novo iPad Pro foi descrito no palco do evento como "a maior novidade na história do iPad". O gadget traz uma tela de 12,9 polegadas e uma promessa de tela com mais qualidade que um MacBook Pro com tela Retina. Seu hardware vem com o novo processador A9X, que possui desempenho 1,8 vezes maior que o A8X presente no iPad Air 2.

Outra novidade é um acessório que torna praticamente impossível uma comparação com o Microsoft Surface. A capa com teclado físico integrado torna o iPad Pro mais produtivo e interessante para quem precisa do dispositivos para trabalhar. O acessório inteligente se conecta ao tablet magneticamente.

A Apple diz que o iPad Pro possui cerca de 10 horas de autonomia da bateria por carga e seu novo processador de 64 bits, o A9X, é 1,8 vezes mais rápido que a geração anterior. Outras especificações incluem espessura de 6,9 mm e uma câmera de 8MP.

iPad Pro

Novo iPad Pro

Apple Pencil

Outro acessório que merece destaque é a Apple Pencil, uma caneta (com nome de lápis) que vem junto com o novo iPad Pro e possui um conector Lightning para carregamento. É possível usar a caneta para marcar e-mails, imagens e outros arquivos com o auxílio de apps para iOS.

Apesar de parecer simples, a Pencil possui uma tecnologia muito interessante que suporta vários tipos de ângulos e pressão, dando forma aos desenhos como se estivessem sido feitos com o lápis em um papel.

Apple Pencil

Tecnologia interna da nova Apple Pencil

Parceria com a Microsoft

Isso mesmo, você não leu errado: a Apple citou a Microsoft no seu principal evento anual. Apesar de ser uma convidada inesperada, a empresa de Redmond foi a primeira desenvolvera third party a entrar no palco e demonstrar seus aplicativos do Microsoft Office no novo iPad Pro – e o resultado foi bem interessante.

Um recurso multitarefa permite acessar dois documentos ao mesmo tempo numa tela dividida, algo que já é permitido no Surface. Essa demonstração foi realmente interessante para a Microsoft, que teve mais uma oportunidade de mostrar que seus apps funcionam em várias plataformas. ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

Office iPad Pro

Dois documentos sendo executados simultaneamente na tela do iPad Pro

Nova Apple TV

Novidades relacionadas à Apple TV também eram aguardadas com ansiedade pelos fãs da Maçã, mas a empresa não anunciou nada relacionado ao possível serviço de streaming à la Netflix ou reprodução de vídeos em 4K. Porém, isso não significa que os anúncios decepcionaram.

"Acreditamos que o futuro da televisão são os aplicativos", disse o CEO Tim Cook. A plataforma de TV finalmente ganhou sua própria loja de aplicativos e suporte a games. A integração com serviços como Apple Music, Netflix, Hulu, HBO Now e Amazon também está presente.

O set-top-box também recebeu suporte à Siri, o que vai facilitar as buscas a partir de comandos de voz e trazer uma série de recursos interessantes. Com a novidade, será possível até mesmo obter informações não relacionadas à programação, como previsão do tempo, resultados de jogos e tudo aquilo que estamos acostumados a ver no iOS.

Apple TV

Outra função muito legal demonstrada no palco foi o uso da frase: "Siri, o que ela falou mesmo?", que pode ser usada por aqueles que vivem perdendo falas dos filmes, pois a Siri "rebobina" e mostra novamente a cena perdida.

O novo controle remoto também traz uma série de novidades, como uma área sensível ao toque, sensor de movimentos, Bluetooth 4.0, acelerômetro e giroscópio e bateria capaz de durar até três meses, podendo ser recarregada a partir de um cabo Lightning.

Em relação aos jogos, uma versão redesenhada do jogo Crossy Road para a Apple TV foi demonstrada no palco, juntamente com um modo multiplayer exclusivo. Outros aplicativos de jogos multiplayer também irão permitir que novos jogadores se juntem aos usuários com seus dispositivos pessoais com sistema iOS. Aqueles que curtem jogos móveis em seus dispositivos iOS também podem transferir seus games para a nova Apple TV sem problemas.

A nova Apple TV chega no final de outubro em mais de 80 países, com lançamento previsto para outros 100 países até o final do ano. O dispositivo estará disponível em duas versões: 32 GB por US$ 149; e 64 GB por US$ 199. Até que o preço não é tão assustador assim, né?

Apple TV

iPhone 6s e 6s Plus

A Maçã deixou os produtos mais aguardados para o final do evento: os novos iPhones 6s e 6s Plus. Após meses de rumores e vazamentos, a Apple finalmente apresentou ao mundo seus novos smartphones e confirmou praticamente tudo aquilo que já vinha sendo especulado na web.

As mudanças visuais são poucas e o design permanece praticamente inalterado em relação aos seus antecessores. Os iPhones 6s e 6s Plus possuem as mesmas telas de 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente. A estrutura é feita de uma liga nova de alumínio série 7000, a mesma utilizada na indústria aeroespacial. Mas a maior novidade na aparência fica por conta da nova cor: sim, o tão comentado iPhone rosa (ouro rosé, para sermos mais específicos) está entre nós.

iPhone 6S

Cores dos novos iPhones 6s e 6s Plus

Mas a maior novidade mesmo foi o 3D Touch, que também já era esperado. A tecnologia permite o uso de novos gestos para interagir com o smartphone, como segurar o ícone de um app para visualizar atalhos das suas principais ações. No caso do Facebook, por exemplo, basta tocar e segurar o ícone para atualizar seu status, tirar uma foto, realizar um check in ou uma busca na rede social.

Outra tecnologia inclusa nos novos gadgets é a chamada Live Photos, que permite adicionar movimento às fotografias. Elas capturam os momentos logo antes e depois de uma foto e deixam você ver a imagem em movimento com um toque. Novidades relacionadas a imagens incluem uma câmera traseira de 12 megapixels que grava vídeos em 4K, uma câmera frontal HD de 5 megapixels (bela evolução) e tecnologia Focus Pixels.

Em seu interior, os novos iPhones carregam o chip A9 que, de acordo com a Apple, tem um "desempenho gráfico que rivaliza com o dos consoles de videogames". O A9 é a terceira geração do chip da Maçã com arquitetura de 64 bits e promete melhorar em 70% o desempenho geral da CPU e impulsionar o desempenho gráfico em até 90% comparado com a geração anterior.

Os iPhone 6s e 6s Plus estarão disponíveis em diferentes opções de espaço – 16, 64 e 128 GB. Os preços são os mesmos da geração passada e os dois aparelhos chegam ao mercado no dia 25 de setembro, mas isso não inclui o Brasil. A empresa também confirmou que o iOS 9 será liberado no dia 16 de setembro.

iPhone 6S
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.