Publicidade

Oracle anuncia fim do plugin Java

Por| 28 de Janeiro de 2016 às 09h47

Link copiado!

Oracle anuncia fim do plugin Java
Oracle anuncia fim do plugin Java
Tudo sobre Oracle

A Oracle anunciou em um comunicado o fim do plugin Java para navegadores. A companhia explicou que não faz mais sentido mantê-lo, visto que muitos browsers já não permitem mais a instalação de softwares desse tipo.

A partir da versão 9 do JDK (Java Development Kit), o plugin, que foi adquirido em 2010 junto à Sun Microsystems, já virá desativado e, posteriormente, será excluído totalmente em futuras versões do JRE (Java Runtime Environment).

O plugin Java dificilmente fará falta para alguns usuários. O Google Chrome começou a barrar a instalação de plugins em abril do ano passado, enquanto que a Mozilla anunciou planos semelhantes para o Firefox em outubro. O Microsoft Edge foi desenvolvido sem qualquer suporte a plugins. Levando em conta estes fatores, não faz sentido para a Oracle continuar a apoiar o software. Somente o Internet Explorer 11, que só está recebendo atualizações de segurança, ainda é compatível com o Java.

Com a chegada do HTML5, a necessidade de utilizar plugins para os navegadores tem diminuído consideravelmente. Atualmente, as versões mais recentes do Google Chrome e Microsoft Edge, por exemplo, não contam com suporte NPAPI ou ActiveX, a base para plugins como o Java.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Technica