Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OneDrive fará “streaming” de arquivos para o Windows 10

Por| 12 de Maio de 2017 às 09h38

Link copiado!

OneDrive fará “streaming” de arquivos para o Windows 10
OneDrive fará “streaming” de arquivos para o Windows 10

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (11) uma nova funcionalidade para o OneDrive, seu serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, que vai permitir que ele funcione como um serviço de streaming no Windows 10. A funcionalidade, chamada “Files On-Demand”, vai permitir que os dados armazenados na nuvem sejam acessados como se estivessem no próprio sistema, mas sem ocuparem espaço em disco.

A mágica, claro, acontece pela internet e o funcionamento, em sua essência, é semelhante ao que temos hoje no Dropbox, por exemplo. Será possível acessar uma pasta do OneDrive como qualquer outro diretório do sistema operacional, visualizando os arquivos e manipulando-os. O download, entretanto, só acontece quando o usuário decidir abrir um deles para visualização ou edição.

A sincronização será automática, com as novas versões dos arquivos criados a partir do Windows 10 sendo armazenadas na nuvem e se tornando disponíveis em todos os dispositivos que acessarem a conta.

Um dos focos da novidade, segundo a Microsoft, são os usuários corporativos. Ao apostar na sincronização automática e na integração entre arquivos locais e a nuvem, a empresa tenta extinguir retrabalhos, pois todos estarão tendo acesso às mesmas versões. Em combinação com as ferramentas de colaboração, então, a ideia é que as empresas contem com ainda mais alternativas para trabalho remoto e conexão.

Continua após a publicidade

A companhia cita também os usuários de dispositivos móveis ou de dispositivos modestos, com pouco espaço de armazenamento, por exemplo. Para eles, a ideia de somente baixar os arquivos necessários durante o uso, com a sincronização acontecendo de forma automática, é uma boa para privilegiar desde pequenas consultas até o trabalho remoto, aumentando a produtividade.

De acordo com a Microsoft, a novidade chega na próxima grande atualização do Windows 10, marcada para acontecer nos primeiros meses do segundo semestre. Entretanto, os usuários inscritos no programa Insider, que recebem as novidades antes de todo mundo, serão os primeiros a testarem a novidade.

O anúncio do "Files On-Demand" foi feito durante o segundo dia da Build, a conferência anual da Microsoft junto a seus desenvolvedores. O evento entra em seu último dia nesta sexta-feira (12) e está acontecendo na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Fonte: The Next Web