Olimpíadas do Rio serão transmitidas em realidade virtual

Por Redação | 30.06.2016 às 16:35 - atualizado em 30.06.2016 às 17:50

Grandes eventos esportivos são sempre uma grande oportunidade para testes de novas tecnologias e inovações na transmissão esportiva, e nas Olimpíadas não será diferente. A rede de televisão americana NBC anunciou nesta quinta-feira (30) a transmissão de uma série de eventos dos jogos em realidade virtual, exclusivamente para os donos do Samsung Gear VR.

A marca coreana é uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos, e por meio de seu aparelho de realidade virtual, permitirá que os usuários assistam a uma série de eventos, que vão desde as cerimônias de abertura e encerramento até provas de ginástica, basquete, vôlei de praia, corridas, boxe, esgrima e natação. Tanto competições completas quanto pacotes com os melhores momentos das partidas serão disponibilizados.

Tudo vai funcionar gratuitamente, a partir do aplicativo da NBC para Android. Entretanto, devido à necessidade de processamento e eventuais edições em vídeos desse tipo, os eventos serão disponibilizados para os usuários com atraso de algumas horas, mas estarão disponíveis em todos os aparelhos compatíveis com o Gear VR – Samsung Galaxy Note 5 e os smartphones S6 em diante, além de suas variações.

A exibição pela NBC, entretanto, deixa dúvidas quanto à disponibilidade regional dos conteúdos. O aplicativo da rede norte-americana funciona normalmente no Android, mas tem alguns vídeos bloqueados para usuários de fora dos Estados Unidos, o que pode constituir uma situação bizarra, uma vez que os brasileiros podem acabar sendo impedidos de visualizar, em realidade virtual, uma competição que está acontecendo aqui mesmo, no Brasil.

Essa não é a primeira vez que o canal garante direitos de exibição de conteúdos esportivos em VR. Neste ano, a emissora também exibiu o Kentucky Derby, tradicional competição de turfe que acontece anualmente nos EUA, nesse formato. A NBA também já entrou nessa onda, com geração própria de imagens, enquanto os tenistas do U.S. Open puderam ser vistos em realidade virtual pelas mãos da Fox Sports.

As Olimpíadas 2016 começam no dia 5 de agosto e têm como cidade-sede o Rio de Janeiro. Os jogos acabam no dia 21 de agosto.

Fonte: ABC News