O que você NÃO deve fazer se não quiser ser banido da Uber

Por Redação | 08 de Dezembro de 2016 às 23h22

Você já pensou no que um motorista da Uber deve presenciar a cada dia na profissão? Certamente, aparece todo tipo de gente, fazendo (ou tentando fazer) toda sorte de coisa a cada viagem.

Em seus dois anos de trabalho para a empresa, o motorista Scott Winbolt, dos Estados Unidos, conta que já viu cada coisa no carro que é difícil acreditar: pessoas bêbadas com garrafas de bebida alcoólica, gente que suja o painel do carro com o pé sujo de lama, gente que tenta "acomodar" o máximo possível de pessoas no banco de trás, e a lista vai longe.

O problema é que, até agora, a Uber nunca foi clara o suficiente quanto a comportamentos dos clientes. Que tipo de atitude seria a gota d'água para que um passageiro fosse banido do serviço? Que tipo de coisa seria tolerável? E quanto aos motoristas?

Apesar de ter uma lista de diretrizes publicada em seu site oficial, a Uber ainda é alvo de reclamações porque nenhuma delas esclarece muito bem o que é aceitável ou não no trajeto. Para tentar esclarecer isso, a empresa atualizou suas diretrizes e incluiu, pela primeira vez, uma lista de atitudes específicas que podem expulsar de vez passageiros folgados da plataforma.

Veja algumas das regras:

Respeito é bom

Para que a viagem ocorra da melhor maneira possível, é melhor que o respeito reine dentro dos carros da Uber. Quem usa o aplicativo vem de lugares diferentes, tem estilos diferentes. Respeite as diferenças.

Cuide do carro

Quem dirige para a Uber usa o próprio veículo. “Não grite, xingue ou bata a porta do carro. Aproveite para limpar a sua bagunça, mantendo o carro em bom estado e garantindo que a próxima pessoa tenha uma viagem agradável.”

Seja pontual

Pontualidade também é uma forma de respeito. "Ninguém gosta de ficar esperando. Tente encontrar o motorista no horário combinado. Se você se atrasar, ligue para ele ou envie uma mensagem, para deixá-lo ciente de que você já está a caminho".

Segurança

Não vale pedir para o motorista afundar o pé no acelerador e ultrapassar os limites de velocidade das vias. Usar o cinto de segurança é obrigatório. As leis de trânsito estão aí para serem respeitadas.

Respeite o espaço do outro

Não banque o folgado e nem tente avançar o espaço do outro. Se você estiver com mais pessoas além do motorista no mesmo carro, respeite o espaço de todos eles e exija que o seu também seja respeitado.

Menores

Apenas adultos podem abrir uma conta no serviço de caronas. Se uma criança conseguiu chamar um carro da Uber, alguma coisa está errada, e ela não será atendida a menos que um responsável esteja com ela o tempo todo.

Armas de fogo

Seja onde for: armas de fogo são terminantemente proibidas dentro dos veículos cadastrados na Uber. Se você for pego com uma, perde o acesso ao aplicativo.

Discriminação

Em pleno 2016, é inadmissível que alguém questione essa regra. “Se você for pego discriminando um motorista ou passageiro por causa de raça, religião, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, sexo, identidade de gênero, estado civil ou idade, perderá o acesso à conta”.

Fraudes

Nada mais justo que banir aquele que tentar fraudar o serviço. Bancar o espertinho pode sair caro.

Via The Verge

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.