Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que o futuro reserva para a Apple e o FBI nos tribunais?

Por| 31 de Março de 2016 às 11h20

Link copiado!

O que o futuro reserva para a Apple e o FBI nos tribunais?
O que o futuro reserva para a Apple e o FBI nos tribunais?
Tudo sobre Apple

A batalha judicial entre Apple e FBI em relação ao desbloqueio do iPhone do Massacre de San Bernardino pode ter acabado, mas a guerra do iPhone continua.

Mesmo depois que o FBI desistiu de fazer algum juiz compelir a Apple a hackear o smartphone do terrorista da cidade californiana, a companhia de tecnologia ainda tem ordens de oferecer assistência no destravamento de dispositivos em outros 14 casos.

De acordo com especialistas de segurança, a luta que se desenrolou nas últimas semanas - e que acabou não dando em nada depois que o FBI encontrou ajuda de terceiros para acessar as informações criptografadas no celular dias antes das duas partes se encontrarem em júri - ainda pode afetar esses outros casos envolvendo aparelhos iOS.

Ainda não se sabe, no entanto, se legalmente o governo pode compelir a Apple ou outra companhia privada a ajudá-lo a acessar dados em dispositivos travados. Isso porque o FBI invocou o Ato de Todos os Mandados, uma lei de 1789 que permite que tribunais decidam sobre assuntos sobre os quais ainda não existe uma lei concreta.

Continua após a publicidade

"Essa questão ainda está em debate", disse Scott Vernick, um parceiro da Fox Rothschild, ao portal Mashable. A questão é que agora o governo conseguiu atingir seus objetivos até o ponto em que um novo embate pode ocorrer.

Vernick, que representa empresas em ações judiciais focadas em tecnologia, propriedades intelectuais e segurança de dados e privacidade, disse que não é claro para ele que o governo deve levar a melhor na Califórnia - especialmente levando em consideração a decisão do magistrado norte-americano James Orensteins a favor da Apple em um caso similar em Nova Iorque.

Não seguir em frente com esse caso significa que o governo não tem outro precedente ruim ou ordem desfavorável contra a Apple para casos futuros.

"Isso funciona muito bem para o governo", diz Vernick

Continua após a publicidade

Uma questão de peso

"Ainda assim, pode ser difícil para o governo em outros casos de 'Todos os Mandados' argumentar que apenas a Apple pode oferecer acesso a iPhones travados", acrescenta Vernick.

Esse foi um dos argumentos centrais no caso San Bernardino. O governo alegou reiteradamente que apenas a Apple poderia ajudá-lo a acessar o celular, pedindo a ela que criasse uma versão adulterada do iOS para que pudessem acessar o celular travado.

No fim das contas, no entanto, o bureau foi capaz de acessar os dados criptografados do celular não com a ajuda da Apple, mas sim com serviços de terceiros. E isso pode ser um problema para os promotores do caso. "A próxima vez que [o governo] usar esse argumento, o magistrado irá perguntar 'sério?'", comenta Vernick.

Continua após a publicidade

É possível que a presença do público também possa ajudar em alguns casos.

Não espere que o governo compartilhe com a Apple como o iPhone foi acessado

A grande incógnita no caso de San Bernardino é como o FBI conseguiu acessar os dados do iPhone. Especialistas em segurança estabeleceram hipóteses de como a segurança do aparelho foi transposta, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo. Pode ter sido via hardware ou por alguma vulnerabilidade de software.

"O governo poderia detalhar o método usado para acessar o celular - agora me pergunte se eu acho que eles seriam bem-sucedidos?", Vernick pondera. Para ele, é muito improvável que o governo compartilhe seu método. "Sim, como método prático e em teoria, você pode tentar fazer com que o governo diga o que fez, mas provavelmente não irá funcionar porque ele irá classificar o método como questão de segurança nacional".

Continua após a publicidade

Mesmo assim, o especialista admitiu o que outros já disseram, que é possível que a técnica tenha funcionado apenas nesse caso em específico, com esse modelo de celular (iPhone 5c) e com uma versão específica do iOS.

Todo mundo ganha, todo mundo perde

Analisando o caso e a maneira que ele foi resolvido, é difícil dizer quem foi o vencedor.

Sim, a Apple ganhou neste caso, mas casos futuros ainda precisam ser resolvidos. Houve uma oportunidade para um precedente adicional legal, mas como o caso foi retirado, isso não acontecerá.

Continua após a publicidade

Se a Apple era "à prova do FBI", essa imagem aparentemente foi desfeita depois do governo ter conseguido acessar o tão falado iPhone. Em relação ao governo e ao FBI, é provável que suas ações passem a ser acompanhadas mais de perto pela população.

Fonte: Mashable