O que esperar da Microsoft Build 2017

Por Douglas Ciriaco | 09 de Maio de 2017 às 18h56

A Microsoft realiza anualmente a Build, sua principal conferência para desenvolvedores na qual apresenta uma série de novidades. Neste ano, o evento acontece entre os dias 10 e 12 de maio na cidade de Seattle, Estados Unidos, e há uma série de expectativas a respeito de tudo o que deve ser anunciado pela Gigante dos Softwares.

O evento começa nesta quarta-feira (10) a partir das 12h, horário de Brasília, e tem cobertura completa aqui no Canaltech. Enquanto ele não chega, que tal acompanhar as principais expectativas para a Build 2017?

Nova atualização do Windows 10

Talvez a principal expectativa para o evento gire em torno das novidades envolvendo a próxima grande atualização do Windows 10. A Microsoft prometeu recentemente lançar um grande update para o sistema a cada seis meses, então, é de se esperar que alguma informação a respeito do que vem por aí apareça no evento.

Quem faz parte do programa Windows Insider já começa a ter acesso a alguns recursos disponíveis na terceira edição da Redstone, o nome genérico dado à atualização ainda na fase de testes. Os rumores nesse sentido sugerem que a companhia vai investir em um melhor gerenciamento de bateria e também em novas funções no Edge.

Project NEON

Além das novidades “internas” do Windows, a parte estética do sistema não vai ficar de fora dos ajustes da Microsoft. Assim, outra aposta alta de algo que deve pintar no evento é mais informações sobre o Project NEON, a nova interface do Windows 10. Apesar de não mudar nada estruturalmente, espera-se que a nova cara do sistema traga novidades significativas, como pode ser notado na imagem divulgada pela própria Microsoft.

Project NEON, o novo visual do Windows 10. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Mais informações sobre o Windows 10 S

Outra novidade anunciada recentemente pela Microsoft foi o Windows 10 S, a versão enxuta do sistema. Direcionada aos estudantes, ela vai ter suporte apenas para aplicativos distribuídos por meio da Windows Store. Ainda há poucas informações oficiais sobre esta versão, mas isso deve mudar durante a Build 2017.

Windows Store reforçada

Se a Microsoft vai lançar um Windows 10 com suporte apenas para apps distribuídos pela Windows Store, faz sentido imaginar que a companhia apresente alguma novidade para a sua loja oficial de aplicativos. O sucesso de uma versão como esta passa também por ela oferecer alternativas de fato para os seus usuários. Quem sabe não vemos aí uma parceria mais profunda com grandes desenvolvedoras?

Speaker inteligente e novidades para a Cortana

Google Home e Amazon Echo são as “personificações” das assistentes pessoais virtuais de ambas as companhias. A Apple deve embutir a Siri em algum dispositivo semelhante em breve e a Microsoft também planeja seguir o mesmo caminho. Após um vazamento de imagens, a MS confirmou ontem (8) o lançamento do Invoke, o speaker inteligente que usa a Cortana, então é provável que ele também dê as caras na Build deste ano.

Invoke, o speaker inteligente que usa a Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

Além disso, a Microsoft deve apresentar também mais informações sobre a Cortana Skills Set, ampliando assim as ferramentas que os desenvolvedores dispõem para adicionar funções de comando de voz em suas aplicações. Enfim, a Cortana é uma grande aposta da Microsoft e deve receber destaque especial durante o evento.

Bots da Microsoft

Eles foram tema da Build em 2016 e devem voltar à baila neste ano. Sim, estamos falando dos bots, que recentemente foram integrados ao Bing para auxiliar os usuários durante uma busca. Atualmente, eles também dão as caras no Skype, mas uma boa aposta é algum anúncio que envolva a expansão desta ferramenta de inteligência artificial para 2017.

Web apps no Edge

O Edge ainda engatinha, mas a Microsoft também tem grandes planos para o seu navegador. E não é por menos, afinal ele é praticamente lanterna em uma disputa bastante acirrada e cheia de belíssimos jogadores. Assim, algumas novidades sobre ele devem surgir durante Build, com destaque para os web apps.

Novos gadgets de realidade mista

Alguns rumores indicam que empresas parceiras da Microsoft planejam lançar gadgets de realidade mista neste ano. Assim, aproveitando-se das funcionalidades do Windows 10 nesse sentido, é provável que a Gigante dos Softwares apresenta algumas novidades no palco da Build, quem sabe até com algum headset sendo exibido na prática.

Eventos são quase sempre rodeados de mistérios, mas algumas novidades são fáceis de prever. Estas são as nossas apostas sobre o que deve ser tratado na Build deste ano, mas se você quiser saber absolutamente todas as novidades apresentadas lá em Seattle, é só ficar de olho aqui no Canaltech.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.