O que esperar da Apple em 2016?

Por Redação | 08 de Janeiro de 2016 às 07h00
photo_camera Divulgação
TUDO SOBRE

Apple

No final de 2015, fizemos um balanço dos principais lançamentos realizados pela Apple ao longo do ano. Durante o período, conhecemos gadgets como o Apple Watch, iPhone 6s e 6s Plus, nova Apple TV, iPad Pro, entre outros.

Em relação aos sistemas operacionais da Maçã, tivemos o iOS 9, watchOS 2, e o OS X 10.11 El Capitan, enquanto a quarta geração da Apple TV também trouxe um novo OS da marca, o tvOS. Fato é que o ano de 2015 foi recheado de lançamentos de produtos e atualizações por parte da Apple, mas o que esperar da empresa em 2016?

Com base nos rumores vistos recentemente, lançamentos anteriores e escolhas lógicas de atualização, vamos listar as possíveis novidades da Apple ao longo dos próximos 12 meses; confira.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Hardware

Apple Watch 2

De acordo com rumores, a segunda geração do relógio inteligente da Maçã deve ser anunciada em março de 2016, mas o dispositivo deve começar a chegar às mãos dos primeiros compradores apenas em setembro.

Rumores iniciais sugerem que o Apple Watch 2 pode incluir alguns dos sensores que foram vetados na primeira versão, incluindo aqueles capazes de medir o nível de oxigênio no sangue e a pressão arterial.

O dispositivo deve ser mais fino do que o primeiro modelo, e deve ainda incluir recursos de câmera que permitem aos usuários fazer e atender a chamadas do FaceTime diretamente do pulso, além de um chip wireless que o libertará do iPhone.

iPhone 7 e 7 Plus

Seguindo a linha de seus antecessores, espera-se que novos modelos de iPhone sejam lançados em meados de setembro de 2016. Em relação ao tamanho dos smartphones, a Apple deve manter o padrão estabelecido no ano passado e trazer duas versões do dispositivo, com modelos de 4,7 e 5,5 polegadas.

Podemos esperar também um dispositivo com processadores e câmera melhorados, bem como um corpo mais fino e a permanência de recursos como o novo 3D Touch. Além disso, a Apple registrou a patente de um novo tipo de plug para fones de ouvido, o que deve ajudar a diminuir a espessura do aparelho.

Rumores mais recentes indicam ainda que o dispositivo será à prova d'água e não contará mais com as marcas das antenas na parte traseira. A fornecedora Catcher Technologies, que deverá ficar responsável por 30% a 35% de toda a produção de carcaças dos iPhones da próxima geração utilizará "novos materiais compostos" para a produção do aparelho, o que possibilitaria a inserção da tecnologia que esconderia as antenas e manteria o iPhone resistente à água.

iPhone 6c

Rumores acerca do lançamento de um suposto iPhone 6c durante os primeiros meses de 2016 têm circulado pela web. O smartphone deve fazer sua aparição durante um evento da Apple realizado em março, chegando ao mercado em abril. O iPhone 6c poderá ser vendido em pelo menos três cores e não deve contar com o novo recurso 3D Touch.

O novo iPhone deve ter uma tela de 4 polegadas, processador A9, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, Touch ID e o mesmo vidro utilizado a partir do iPhone 6. Aparentemente ele é, essencialmente, um iPhone 5s com características de iPod Touch de sexta geração, incluindo um chip A8, 802.11ac Wi-Fi, Bluetooth 4.1 e melhorias na câmera.

iPad Air 3

Desde o lançamento do primeiro iPad em 2010, a Apple tem atualizado seu tablet em uma base anual. No entanto, em 2015 a empresa não atualizou o iPad Air 2, focando apenas no novo iPad Pro e no iPad mini 4. Combinando isso com a atualização do iPad mini 2 em 2014, a Maçã pode estar sinalizando sua intenção de atualizar seus iPads a cada 18 meses.

Rumores recentes têm sugerido que agora a Apple está desenvolvendo seu iPad Air 3, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016. Pouco se sabe sobre a terceira geração do iPad Air até o momento, mas ela deve incluir um processador atualizado para melhorar seu desempenho. O tablet também deve receber atualizações de memória RAM e melhorias na câmera, mas não vai incluir o recurso 3D Touch introduzido com o iPhone 6s e 6s Plus.

MacBook Air

Após o lançamento do novo MacBook de 12 polegadas com aparência ultrafina, o futuro do MacBook Air tornou-se incerto. Muitas especulações de que a linha seria descontinuada circularam pela web, mas alguns rumores recentes trouxeram de volta a esperança de que o MacBook Air continuará viva e oferecendo uma mistura de desempenho, portabilidade e preço.

De acordo com os boatos mais recentes, a Apple deve lançar novos modelos do MacBook Air com 13 e 15 polegadas durante o terceiro trimestre de 2016, talvez revelando as máquinas durante a Worldwide Developers Conference (WWDC). Curiosamente, o novo MacBook Air deve ser ainda mais fino que os atuais modelos disponíveis no mercado. Para conseguir isso, a Apple terá de sacrificar as portas USB convencionais, adotando o USB Tipo-C, semelhante ao que já foi lançado este ano no MacBook de 12 polegadas.

Software

iOS 10

Todo ano, em meados de setembro, a Apple lança uma versão atualizada do seu sistema operacional móvel para acompanhar os modelos mais recentes de iPhones. Em 2016, a empresa deve estrear o iOS 10. As duas últimas versões do iOS (8 e 9) se concentraram mais em recursos do que em design, por isso é bem possível que o iOS 10 seja um update que vai introduzir alterações de design mais significativas, como aconteceu com o iOS 7.

Como o iOS 9 foi lançado há apenas três meses e meio, rumores sobre o iOS 10 ainda não começaram a circular. À medida que o ano avança, vamos descobrir o que realmente esperar em setembro, mas, por agora, tudo o que sabemos que uma nova atualização está sendo preparada.

OS X 10.12

Assim como o iOS, o OS X também é atualizado anualmente, com um novo update chegando sempre em meados de setembro e outubro. Em 2016, esperamos ver a estreia do OS X 10.12, seguindo o OS X 10.11 El Capitan.

El Capitan foi uma atualização destinada a introduzir correções e bugs do OS X 10.10 Yosemite, por isso é provável que o próximo update seja uma atualização maior, que inclui ajustes de design e novos recursos.

watchOS 3

watchOS é o sistema operacional executado no Apple Watch e, em 2016, a Apple deve lançar uma terceira versão do software que estreou junto com o relógio inteligente em abril. O watchOS 2 foi lançado apenas em setembro, junto com o iOS 9.

Até agora, a empresa tem amarrado o lançamento do iOS e do watchOS, mas é provável que o watchOS 3 seja apresentado junto com um novo hardware do Apple Watch, e não em setembro com o esperado iOS 10. Até agora, não há rumores sobre a nova atualização para o smartwatch ou quais recursos podem ser incluídos nela.

Com informações do Mac Rumors

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.