O que é preciso para rodar o Windows 10 em VR?

Por Redação | 21.11.2016 às 15:14
photo_camera Divulgação

A próxima atualização do Windows para o programa Creators Update possibilitará aos usuários usar a interface do Windows 10 em ambientes de realidade virtual com headsets como o Oculus Rift ou HTC Vive. Entretanto, ainda restava saber qual o tipo de hardware que será necessário para rodar o software. Nesta segunda (21), a Microsoft respondeu esta pergunta.

Segundo informações divulgadas pelo MS Power User, baseado em screen shots dos processos de instalação do Windows Holographic Shell - nome do software que possibilitará o uso em VR - o usuário precisará de um PC com pelo menos 4GB de RAM, USB 3.0, DirectX 12, uma CPU com 4 núcleos e 1GB de armazenamento.

Além disso, será preciso espaço para usar a aplicação. Uma área livre de 1,5m por 2 metros será necessária para a movimentação e realização dos comandos. Além disso, será possível adicionar sensores adicionais de movimento para melhorar a experiência. A Creators Update do Windows 10 sairá no primeiro semestre do ano que vem.

De qualquer forma, as configurações exigidas pela Microsoft para rodar o Windows em VR não chegam a ser assim tão absurdas, ainda mais comparadas com outras aplicações de realidade virtual, que geralmente estavam destinadas a computadores com setups mais poderosos.

Nos últimos tempos, empresas do segmento de VR estão tentando acessibilizar a tecnologia, mostrando que configurações mais modestas também poderão receber a tecnologia. Um exemplo foi o da Oculus, que anunciou uma nova tecnologia para tornar o aparelho compatível com máquinas mais, digamos, "simples".

Antes, quem quisesse jogar com o Rift teria que ter cacife suficiente para rodar games a 90 quadros por segundo, ou seja, um computador bem parrudo, com memória RAM, processador e GPU suficientes para parear com o headset. Mas graças a técnicas de interpolação de quadros, a empresa conseguiu fazer com que sua tecnologia de "dobras espaciais assíncronas" entregue uma experiência de jogo quase tão lisa e leve quanto a anterior, porém, rodando a apenas 45 quadros por segundo.

Fonte: MS PowerUser