O Jarvis de Mark Zuckerberg faz o quê? Torradas!

Por Redação | 27 de Julho de 2016 às 18h25
photo_camera Facebook

Esta semana, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, deu uma entrevista ao site The Verge, onde falou sobre como imagina o Facebook daqui há dez anos. Na ocasião ele ainda esboçou sobre realidade virtual, realidade aumentada, o Internet.org e inteligência artificial.

Parece que seus projetos neste último tópico estão avançando e bem. No início deste ano, Zuckerberg postou em seu perfil do Facebook que estava trabalhando em um projeto de inteligência artificial que possa ajudá-lo no trabalho e em casa, "como um Jarvis em Homem de Ferro", ele disse.

O avanço é meio inusitado, mas já representa um pequeno passo na direção daquilo que o empresário deseja. Ele disse que seu projeto pode lhe preparar torradas. A intenção é que ele consiga controlar tudo em sua casa apenas usando sua voz.

Além de preparar o "café da manhã" de Zuckerberg, seu projeto de Inteligência Artificial também pode regular a temperatura e a luz em sua casa. Para fazer com que isto seja possível, ele destacou que usando a tecnologia existente sobre IA ele poderia treinar a ferramenta para reconhecer sua voz, identificar rostos de amigos e também dar uma olhada no quarto de sua filha Max. Fazer torradas não era parte do plano inicial.

Mas para o CEO o mais complicado não é como fazê-la preparar a torrada, mas sim quando. "Pela manhã eu estou escrevendo todos esses emails e depois eu saio para correr, e minhas reuniões começam em horários diferentes, então eu construí tudo isso para entender onde estou - estou em casa? estou em uma caminhada? - quando é o momento certo [para preparar a torrada] e então me avisa. Ainda precisa de algum trabalho, mas está funcionando", disse ele ao The Verge.

Ele explicou que é muito simples o processo e para acioná-lo é só ligar um dispositivo conectado à internet na tomada. Ou seja, ele deixa um pão na torradeira e programa seu projeto AI para saber onde ele está e o que está fazendo para poder preparar a torrada. Zuckerberg mencionou que está usando diversas ferramentas de Inteligência Artificial que o Facebook está produzindo em seus próprios projetos.

Ele citou que está quase pronto para fazer uma demonstração pública de seu assistente com inteligência artificial.

Durante a entrevista ele mencionou outro assistente robótico que sua empresa está trabalhando para ser instalado no Messenger, algo como uma assistente digital para os usuários.

Fonte: Mashable