O Google Now morreu! Referências ao assistente são removidas dos apps do Google

Por Sérgio Oliveira | 21 de Setembro de 2016 às 07h20

O Google lançou na noite desta terça-feira (20) uma nova versão Beta do app Busca para Android e removeu todas as referências ao Google Now. Agora, onde antes víamos referência ao Now encontramos outros termos como "Feed" e "Tela de Pesquisa".

A descoberta foi feita pelo pessoal do Android Police e pode indicar que Mountain View está se preparando para substituir o Google Now pelo Google Assistant. É importante destacar que nem de longe isso significa que o Google estava insatisfeito com o Now, que já tem mais de quatro anos de mercado e vinha sendo cada vez mais adotado.

Sendo assim, ao dar um fim no Now e relançá-lo com a marca Assistant, o Google estaria tentando criar uma personalidade para o assistente, de maneira a fazer frente a Siri e Cortana.

Nova tela de configuração do app Busca e a antiga

Tela de configuração do Busca antes da atualização (esquerda) e depois da atualização: referências ao assistente pessoal foram removidas (Imagem: Reprodução / Android Police)

Claro, trata-se apenas de um palpite, que pode ser confirmado no evento marcado pela empresa para o próximo dia 4 de outubro. A expectativa é que o encontro sirva como palco de anúncio dos novos smartphones Pixel e Pixel XL, que substituirão a linha Nexus. Além deles, é tido como bastante provável que novidades relacionadas à Busca e ao Assistant sejam anunciadas, principalmente se levarmos em conta que o convite enviado pela companhia à imprensa contém o termo "OK, Google".

Até lá, se você é usuário do Now, não se desespere. A mudança de marca não afetará em nada a utilização do assistente.

Via Android Police

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.