O Google faz apps melhores para iOS do que para Android?

Por Redação | 11 de Julho de 2016 às 12h34

A Google é dona do Android, mas isso não quer dizer que ela priorize seu sistema operacional em detrimento dos outros. Pelo contrário, o que parece é que em alguns casos os aplicativos da gigante de buscas se sai melhor em outros sistemas.

A empresa possui uma quantidade enorme de aplicativos e já é referência quando os usuários procuram alguns apps do dia a dia como Mapas, Agenda, Inbox etc. O que não era de se esperar é que estes tipos de aplicativos fossem considerados melhores em um iPhone, por exemplo.

O jornalista Dieter Bohn do site The Verge afirma que a experiência de uso dos aplicativos Google em um iPhone é tão boa que ele se pergunta por qual motivo o mesmo não acontece com os celulares Android. “ (...) claramente parece que o lado iOS das coisas é onde a inovação está acontecendo agora”, disse em um artigo.

Mas por que será que isso acontece? Uma das sugestões do jornalista é a de que o sistema da Apple é mais fácil para desenvolver bons aplicativos, apesar de toda a burocracia da empresa em relação aos apps que podem ou não ser instalados em seus smartphones.

Como exemplo, Bohn cita o Hangouts que, segundo ele, no iOS parece “coerente e consistente”, enquanto no Android os botões mudam a cada mês. O jornalista também tece grandes elogios ao teclado do Google para iOS.

Motion Stills

No entanto, ele aponta que os apps da Google podem não parecer tão integrados quanto os aplicativos nativos da Apple, porém isso não parece intervir na qualidade deles. “ (...) Google parece estar trabalhando muito mais duro para trazer novas ideias de apps inteligentes do que a Apple.

Mas de longe, o app de maior destaque é o Google Motion Stills, que funciona parecido com o Live Photos do iPhone, mas sem a necessidade de pressionar nenhum botão. Em tempos de gifs sendo compartilhados em massa, esta opção de fotografar e ter também – além da foto – estes segundos antes do clique, pode tornar a experiência em rever fotografias muito mais divertida. Ele salva as fotos em um formato parecido com o do Instagram.

O Motion Stills faz as capturas funcionarem tanto como GIFs quanto como vídeos (ou seja: demais). E este é um dos atributos mais interessantes para o jornalista do The Verge. Google Motion Stills é para ele, sem dúvidas, melhor que Live Photos e um dos principais motivos pelos quais acha que o Google para iOS é muito melhor do que o Google para Android.

Fonte: The Verge

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!