O dia em que Jennifer Lopez criou o Google Imagens

Por Redação | 10.04.2015 às 11:43

Embora todo mundo use o Google Imagens todos os dias, ninguém se perguntou de onde veio a ideia de criar um serviço de busca que traz apenas fotografias, desenhos e outros tipos de ilustrações em seus resultados. Parece ser algo bem natural e lógico, mas que só surgiu graças a uma pessoa: Jennifer Lopez.

Isso mesmo. Por mais que a cantora provavelmente nunca tenha mexido em uma única linha de programação, o popular serviço de pesquisa de imagens do Google só nasceu graças a ela — e a um maravilhoso decote usado há 15 anos.

Jennifez Lopez

Em entrevista ao site Project Syndicate, o antigo CEO da empresa, Eric Schmidt, contou que a ferramenta foi criada após o Grammy Awards de 2000 em que a atual jurada do programa American Idol apareceu com um vestido que tinha um enorme decote em V até a cintura e que mostrava um pouco mais do que devia. E o interesse das pessoas para conferir a roupa após o evento foi o que motivou a criação do serviço.

Segundo Schmidt, o número de buscas por essas fotos foi tão grande que a companhia viu que era hora de oferecer uma forma das pessoas chegarem a esse resultado com mais facilidade. Para ele, o usuário não queria mais saber apenas de texto e o Grammy daquele ano apenas confirmou isso.

Assim, o Google Imagens nasceu já no ano seguinte com um acervo de 250 milhões de fotos. Em menos de 10 anos, esse número superou a marca de 10 bilhões — e continua crescendo.

Via: Project Syndicate