NVIDIA surpreende e anuncia nova placa de vídeo Titan X

Por Redação | 22 de Julho de 2016 às 10h53
Tudo sobre

Nvidia

Ao final de uma apresentação de um cientista da empresa de tecnologia Baidu, durante um congresso de inteligência artificial ocorrido em São Francisco, o CEO da NVIDIA, Jen Hsun Huang, surpreendeu a todos e anunciou a novíssima placa de vídeo Titan X.

No papel, as especificações da placa de vídeo são simplesmente monstruosas, com fôlego de sobra para derrubar até mesmo a GeForce GTX 1080, que teve um salto de 70% de desempenho em relação à GTX 980 e de 30% em relação à antiga Titan X, utilizando 2.560 núcleos CUDA e 8 GB de memória GDDR5X. Achou muito? Pois saiba que a nova X vem com nada menos do que 12 GB de memória GDDR5X com velocidade de 10 Gbps em conjunto com 3.584 núcleos CUDA - ou seja, 1.000 a mais que a GTX 1080.

Jen Hsun CEO Nvidia

(Foto: CEO Jen-Hsun apresetando a nova Titan X)

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A nova GPU de arquitetura Pascal que bate no coração da nova Titan X possui 12 bilhões de transistores, sendo considerada a “maior GPU já construída”, de acordo com a NVIDIA. E os requisitos de velocidade não ficam para trás, trazendo um clock de 1.532 Mhz, que é menos do que os 1.733 Mhz da GTX 1080 - o que não deve comprometer seu desempenho, tendo em vista a maior quantidade de núcleos CUDA.

Especificações Titan X

(Foto: especificações da nova Titan X)

OK, a placa é bem parruda mesmo, mas o que isso significa na prática? A empresa diz que sua nova placa gráfica é capaz de oferecer 11 teraflops de performance, permitindo 60% mais desempenho que sua antecessora. Mas isso não significa que tudo será melhorado em 60%, já que a fabricante não especificou quais aplicações ou jogos atingirão esse patamar de desempenho.

Embora a nova placa suporte configuração para multi-GPU, com toda essa força bruta espera-se que ela sozinha seja capaz de oferecer uma experiência bacana em jogos rodando a 60 fps com resolução 4K.

Preço e data de lançamento

Toda essa brincadeira tem um preço - e ele não é nada baixo. Custando mais que sua antecessora, a nova Titan X chegará ao mercado internacional custando US$ 1.200 e seu lançamento provavelmente ocorrerá no dia 2 de agosto.

Fonte: PCWorld

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.