NVIDIA surpreende e anuncia nova placa de vídeo Titan X

Por Redação | 22.07.2016 às 10:53

Ao final de uma apresentação de um cientista da empresa de tecnologia Baidu, durante um congresso de inteligência artificial ocorrido em São Francisco, o CEO da NVIDIA, Jen Hsun Huang, surpreendeu a todos e anunciou a novíssima placa de vídeo Titan X.

No papel, as especificações da placa de vídeo são simplesmente monstruosas, com fôlego de sobra para derrubar até mesmo a GeForce GTX 1080, que teve um salto de 70% de desempenho em relação à GTX 980 e de 30% em relação à antiga Titan X, utilizando 2.560 núcleos CUDA e 8 GB de memória GDDR5X. Achou muito? Pois saiba que a nova X vem com nada menos do que 12 GB de memória GDDR5X com velocidade de 10 Gbps em conjunto com 3.584 núcleos CUDA - ou seja, 1.000 a mais que a GTX 1080.

Jen Hsun CEO Nvidia

(Foto: CEO Jen-Hsun apresetando a nova Titan X)

A nova GPU de arquitetura Pascal que bate no coração da nova Titan X possui 12 bilhões de transistores, sendo considerada a “maior GPU já construída”, de acordo com a NVIDIA. E os requisitos de velocidade não ficam para trás, trazendo um clock de 1.532 Mhz, que é menos do que os 1.733 Mhz da GTX 1080 - o que não deve comprometer seu desempenho, tendo em vista a maior quantidade de núcleos CUDA.

Especificações Titan X

(Foto: especificações da nova Titan X)

OK, a placa é bem parruda mesmo, mas o que isso significa na prática? A empresa diz que sua nova placa gráfica é capaz de oferecer 11 teraflops de performance, permitindo 60% mais desempenho que sua antecessora. Mas isso não significa que tudo será melhorado em 60%, já que a fabricante não especificou quais aplicações ou jogos atingirão esse patamar de desempenho.

Embora a nova placa suporte configuração para multi-GPU, com toda essa força bruta espera-se que ela sozinha seja capaz de oferecer uma experiência bacana em jogos rodando a 60 fps com resolução 4K.

Preço e data de lançamento

Toda essa brincadeira tem um preço - e ele não é nada baixo. Custando mais que sua antecessora, a nova Titan X chegará ao mercado internacional custando US$ 1.200 e seu lançamento provavelmente ocorrerá no dia 2 de agosto.

Via: PCWorld