NVIDIA lança jogo gratuito para aparelhos de realidade virtual

Por Redação | 14 de Julho de 2016 às 14h05

A NVIDIA lançou nesta quinta-feira (14) o seu primeiro jogo focado diretamente em dispositivos de realidade virtual. Funhouse marca a primeira proposta do tipo desenvolvida e lançada pela companhia e serve como uma demonstração não apenas da tecnologia de suas placas de vídeo para esse segmento, mas também como uma do potencial de imersão que aparelhos como o Oculus Rift e o HTC Vive podem proporcionar.

Totalmente gratuito, Funhouse traz sete minigames inspirados em parques de diversão. É possível, por exemplo, disputar provas de tiro ao alvo, martelar a cabeça de bichinhos em uma máquina ou encher balões com jatos de água disparados na boca de palhaços. Apesar da simplicidade, o game apresenta belos gráficos e bastante imersão, exatamente como se esperaria de um título que serve para exibir as capacidades de uma tecnologia.

E foi exatamente assim que Funhouse surgiu. De acordo com a NVIDIA, o jogo inicialmente era apenas uma demonstração técnica que colocaria o usuário de um óculos de realidade virtual debaixo da água, cercado por peixes e outros animais. Entretanto, a ideia rapidamente evoluiu para um jogo propriamente dito, e veio a noção de criar algo mais próximo do que as pessoas fazem na vida real.

Além das propostas da companhia para o mundo da realidade virtual em si, Funhouse serve ainda como palco para outras tecnologias que já deram as caras em títulos recentes. A engine Flow, por exemplo, aparece no minigame de arco e flecha para criar chamas mais realistas e explosões volumétricas, enquanto o sistema HairWorks traz tecido, cabelos e pelos que se movem de acordo com a física real, como dá para ver no brinquedo de bater na cabeça dos bonecos.

Disponível para download gratuito pelo Steam, Funhouse também será liberado para os desenvolvedores em forma de demo técnica, para que eles possam observar as diversas engines em funcionamento ali e, mais do que isso, trabalhar com elas. Ainda para os produtores de jogos, a NVIDIA também está liberando a Ansel, uma ferramenta de screenshot que permite a captura de imagens em 360 graus dos jogos, de forma que possam ser vistas com o uso de óculos de realidade virtual.

Fonte: NVIDIA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.