NVIDIA apresenta o SoC Parker, chip que deve integrar o Nintendo NX

Por Redação | 23.08.2016 às 15:04

Pouco se sabe sobre o Nintendo NX e, de fato, a única certeza que temos até agora é que o console será anunciado oficialmente neste ano, com as vendas começando a partir de março de 2017. Um dos rumores mais quentes dos últimos dias vem da NVIDIA, que acaba de lançar seu novo SoC Parker, chip que deve dar vida ao aparelho de videogame portátil híbrido da Big N.

Com foco no mercado automotivo, o dispositivo foi anunciado nesta segunda-feira (22) em uma conferência na cidade de Cupertino, nos Estados Unidos, e está pronto para equipar veículos autônomos. Ele incorpora GPU de arquitetura Pascal e CPU de arquitetura Denver e é capaz de oferecer desempenho de até 1,5 teraflops para sistemas de inteligência artificial para veículos.

No anúncio do novo chip, a NVIDIA relembra que o equipamento já havia sido mencionado durante a CES deste ano. Naquele momento, a companhia apresentou a plataforma automotiva NVIDIA DRIVE PX 2 Plataform, que utiliza dois processadores Parker. Atualmente, mais de 80 fabricantes de carros aliadas a fornecedoras e centros de pesquisas de diversas universidades ao redor do mundo já utilizam a DRIVE PX 2 para desenvolver carros autônomos.

NVIDIA Parker

Diagrama do novo SoC Parker, da NVIDIA. (Foto: Reprodução/NVIDIA)

Conforme revela a NVIDIA, seu novo processador oferece recursos importantes para o desenvolvimento de veículos que se guiam sozinhos, como aprendizado profundo, virtualização a nível de hardware para uma integração mais forte com o design, motor de segurança baseado em hardware para aprimorar o processo de detecção de falhas e erros de processamento além de conectores avançados para incrementar a integração automotiva.

Mais velocidade e inovação

O SoC Parker garante entre 50% e 100% a mais de desempenho multinúcleo do que outros processadores mobiles disponíveis no mercado atualmente. Dentro dele, trabalham em conjunto uma arquitetura de CPU composta por dois núcleos Denver de 64-bit de próxima geração e quatro núcleos ARM Cortex A57 de 64-bit.

NVIDIA Parker

Especificações completas do chip que de integrar o Nintendo NX. (Foto: Reprodução/NVIDIA)

Para garantir sempre os melhores recursos, o novo chip trabalha em conjunto com supercomputadores na nuvem a fim de manter os sistemas de controle de carros autônomos continuamente atualizados com os dados necessários para aprimorar a segurança e a precisão de um veículo autônomo.

Nintendo NX

Se o Parker é direcionado ao mercado automotivo, onde entra a Nintendo em tudo isso? Segundo o site Tweak Now, um rumor bem quente dá conta de que a NVIDIA forneceria um processador Tegra baseado em Pascal para o próximo console da Big N. Sendo o Parker justamente um processador baseado nesta arquitetura, ele se torna também o grande candidato a dar vida ao sucessor do Wii U.

De qualquer forma, independentemente da temperatura dos boatos em torno do NX, será preciso esperar pelo menos até o mês que vem, quando o console deve ser anunciado oficialmente e ter ao menos algumas de suas especificações reveladas ao grande público.

Fonte: NVIDIA