Nvidia anuncia novas placas para inteligência artificial

Por Redação | 20 de Setembro de 2016 às 14h15
Divulgação
Tudo sobre

Nvidia

A Nvidia anunciou anunciou uma nova linha de placas de vídeo voltadas a atividades de inteligência artificial. Baseadas na recente arquitetura Pascal, as novas placas Tesla P4 e P40, assim como os softwares TensorRT e DeepStream SDK contam com recursos de deep learning para empresas de desenvolvimento em IA.

Segundo a fabricante, as placas P4 e P40 foram criadas para inferência usando redes neurais profundas treinadas no reconhecimento de vozes, imagens ou texto em resposta a consultas de usuários e dispositivos. A arquitetura Pascal usa operações de 8 bits (INT8), oferecendo resposta 45 vezes mais rápida do que CPUs e uma melhoria de 4 vezes sobre as soluções de placas lançadas há menos de um ano.

“Com a Tesla P100 e agora as Teslas P4 e P40, a NVIDIA oferece a única plataforma completa de deep learning para data center, revelando o enorme poder da IA para uma ampla gama de setores”, diz Ian Buck, gerente geral de computação acelerada na NVIDIA. “Elas diminuem o tempo de treinamento de dias para horas. Possibilitam que os conhecimentos sejam extraídos instantaneamente. Além disso, produzem respostas em tempo real para consumidores de serviços viabilizados pela IA.”

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

De acordo com Buck, serviços de IA, como assistência ativada por voz, filtros de spam de email e mecanismos de recomendação de filmes e produtos estão crescendo rapidamente em termos de complexidade, exigindo até 10 vezes mais computação em comparação às redes neurais de um ano atrás.

"A atual tecnologia baseada em CPU não é capaz de oferecer capacidade de resposta em tempo real exigida pelos modernos serviços de IA, levando a uma insatisfação na experiência do usuário", afirmou a Nvidia em nota.

Para completar as novidades, a Nvidia lançou os softwares TensorRT, uma biblioteca criada para otimizar modelos de aprendizado profundo para implementação da produção, e o DeepStream SDK, que usa servidores Pascal para decodificar e analisar simultaneamente até 93 transmissões de vídeo HD em tempo real.

As NVIDIA Tesla P4 e P40 estão previstas para chegarem ao mercado em novembro e outubro, respectivamente, em servidores qualificados oferecidos por ODM, OEM e parceiros de canal.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.