Novos sensores podem otimizar experiência virtual do HTC Vive

Por Redação | 05.08.2016 às 09:43

Um engenheiro da Intel postou uma foto no Twitter mostrando um novo protótipo de sensor de realidade virtual (VR) e deu a entender que ele ocupará grande parte dos trabalhos da empresa na conferência de desenvolvedores que acontece ainda este mês.

Na postagem, que rapidamente foi apagada, Dimitri Diakpoulos, engenheiro sênior da Intel, mostrou o que ele se referiu como um protótipo de sensor de profundidade que funcionaria como acessório para o HTC Vive. Visualmente, o sensor apresenta algumas semelhanças com o Real Sense e é desenhado com 6 sensores que rastreiam toda área em frente ao headset.

Htc Vive

(Foto: postagem de Dimitri Diakpoulos exibindo o HTC Vive com o novo sensor)

Em conversa com o site Upload VR, Diakpoulos falou sobre as diversas possibilidades de uso do novo e misterioso aparelho, que foi desenhado especificamente para o equipamento de realidade virtual da HTC. De acordo com ele, o acessório é capaz de rastrear o movimento das mãos do usuário assim como de controles por infravermelho, além de escanear todo o ambiente em tempo real. Essas novas habilidades abrem espaço para o reconhecimento automático de possíveis obstáculos durante a experiência virtual.

Seria realmente interessante um dispositivo que mapeasse o ambiente enquanto o usuário estivesse utilizando o dispositivo de realidade virtual para evitar acidentes com objetos pelo meio do caminho. Na verdade, o HTC Vive já possui uma pequena câmera embutida com essa função, mas um conjunto de 6 sensores poderia melhorar ainda mais a utilização.

Outro uso claro seria uma maior possibilidade de captar mais movimentos externos ao headset. A Leap Motion, empresa especializada em controles e sensores de movimentos, já possui um kit que ajuda desenvolvedores a criar aplicações para captação de movimentos no Vive. O sistema até funciona, mas existem algumas limitações, como por exemplo a captura ficar limitada à posição das mãos em frente ao sensor.

A conferência para desenvolvedores da Intel acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto em São Francisco, Estados Unidos. O lançamento oficial e mais novidades sobre o dispositivo deverão ser anunciadas no evento. Até lá, mais boatos e vazamentos deverão ocorrer antecipando o que será visto no encontro.

Via: TechCrunch