Novo tratamento com células-tronco pode fornecer a cura para Diabetes Tipo 1

Por Redação | 27 de Janeiro de 2016 às 11h08

Em 2014, pesquisadores do MIT e de Harvard descobriram como produzir células-tronco pancreáticas, que produzem insulina, em grandes quantidades. A mesma equipe anunciou nesta segunda-feira (25), na revista Nature, que conseguiram implantar as células em ratos que foram geneticamente destinados a sofrerem de Diabetes Tipo 1. De acordo com as informações do experimento, não houve qualquer rejeição às células implantadas.

O que é ainda mais impressionante é que os ratos começaram a produzir sua própria insulina durante o período de 174 dias de estudo, eliminando a necessidade de injeções diárias. Em vez disso, os pacientes que implantarem as células-tronco terão que aplicar injeções poucas vezes por ano.

Este método "tem o potencial de fornecer aos diabéticos um novo pâncreas que é protegido do sistema imunológico", disse o coautor Daniel Anderson em um comunicado. Isso "lhes permitiria controlar o açúcar no sangue sem tomar drogas". Testes em humanos devem começar a ser realizados nos próximos anos.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.