Novo tipo de exame pode testar centenas de vírus diferentes ao mesmo tempo

Por Redação | 26 de Setembro de 2015 às 15h20

Pesquisadores colombianos desenvolveram uma nova ferramenta de diagnóstico capaz de reconhecer até dois milhões de vírus conhecidos pelo homem, mesmo se eles sofrerem mutações. A novidade poderia ajudar os médicos a identificar melhor a origem exata de infecções virais, além de custar menos do que algumas opções disponíveis atualmente no mercado.

A descoberta aconteceu no Centro de Infecção e Imunidade na Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia. Ao contrário dos testes diagnósticos atuais, o chamado VirCapSeq-VERT pode testar simultaneamente centenas de vírus diferentes, fornecendo as sequências completas de sua composição genética.

Um dos autores do novo estudo disse que a contribuição mais importante para o VirCapSeq-VERT está nas mãos dos médicos. "Se você tem pacientes com suspeita de doença viral, agora é possível, por uma quantidade muito razoável de dinheiro, caracterizar todos os vírus presentes nos indivíduos, a fim de descobrir como eles devem ser tratados", explicou o professor Thomas Briese.

Nick Loman, da Universidade de Birmingham, não esteve envolvido na pesquisa, mas viu os resultados e acredita que eles são muito promissores. "Daqui para frente, podemos combinar técnicas como a sequenciação portátil e ter um dispositivo de diagnóstico que fornece dados extremamente ricos para os médicos e epidemiologistas. Em última análise, o que gostaríamos é um método totalmente imparcial que capture todos os patógenos conhecidos e desconhecidos, com sensibilidade apurada", disse Nick.

O VirCapSeq-VERT custa aproximadamente US$ 40 para testar 20 tipos de vírus, enquanto outros procedimentos como o esgotamento de rRNA custam cerca de US$ 65 por amostra.

Fontes: The Atlantic, mBio

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.