Novo recurso do Google permite postagens diretamente nos resultados das buscas

Por Redação | 07 de Março de 2016 às 12h10
photo_camera Reprodução/Google Posts

O Google+ não decolou, ao menos não é alguma ameaça significativa ao Facebook ou ao Twitter, mas isso não significa que o Google pense em reduzir o apelo social de alguns de seus produtos. Pelo contrário, a ideia é expandir, e uma mostra disso é o novo recurso Google Posts traz exatamente esta premissa, embutindo postagens como as do Google+ nos resultados do buscador mais famoso do mundo.

A ideia não é exibir posts do Google+ de maneira ampliada nos resultados do Google, mas oferecer a chance de que editores de conteúdo e empresas divulguem conteúdo especial criado especificamente para aparecer entre os resultados de uma busca feita no buscador. Ainda está em fase experimental, o Google Posts está disponível apenas para os candidatos envolvidos na disputa presidencial dos Estados Unidos — mas existe uma lista de espera para quem deseja usar a nova ferramenta.

“Os candidatos presidenciais dos Estados Unidos agora podem se comunicar com texto, imagens e vídeos diretamente no Google”, diz um trecho do texto de apresentação do Posts. “Criar conteúdo é fácil e simples e, uma vez publicado, as postagens vão aparecem instantaneamente nos resultados das buscas relacionadas ao candidato. Cada postagem pode ainda ser compartilhada nas redes sociais mais populares, ampliando a mensagem ainda mais.”

Apesar disso, outras marcas, como a joalheria Andrew Jewelers, também já contam com algumas postagens na nova rede social direcionada às marcas. A página tem um aspecto geral bastante semelhante ao do Google+, com a diferença de trabalhar exclusivamente com combinando imagens e textos, tal qual normalmente acontece em anúncios publicitários. A página da joalheira está hospedada em um domínio posts.google.com, o que também nos leva a crer que todos que publicarem na nova plataforma reunirão suas postagens em um lugar novo e separado da outra rede social do Google.

A plataforma

Pelas imagens — o recurso ainda não está disponível no Brasil — é possível perceber que os resultados do Google Posts serão exibidos em forma de carrossel, e basta deslizar para o lado para ver mais publicações sobre aquela determinada marca ou tema. Isso é semelhante a um tipo de postagem de lojas que já existe no Facebook, com várias postagens agrupadas em uma só.

A sacada do Google faz todo o sentido: o Google.com é o domínio mais visitado do planeta, com milhões de pessoas acessando a página em busca de informações sobre marcas e produtos, entre outras coisas. Então, a empresa desenvolve uma rede social focada em negócios e publicidade, que pode atingir milhares de pessoas de maneira direta, rendendo mais acesso à plataforma e facilitando a divulgação de informações por parte de empresas e figuras famosas.

Fonte: Google Posts

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!