Novo recurso do Google Docs permite editar e formatar textos via comando de voz

Por Redação | 25.02.2016 às 09:55
photo_camera Divulgação

Saiu no blog oficial do Google Docs nesta quarta-feira (24): a partir de agora, o editor online de textos do Google passa a permitir não somente a redação, mas também a edição e formatação de textos por meio de comandos de voz. A novidade torna a ferramenta ainda mais inclusiva, especialmente no que diz respeito à acessibilidade de deficientes físicos - e agora um teclado quebrado não será mais desculpa para não realizar um trabalho.

“Nós lançamos a digitação por voz no Google Docs para ajudá-los a capturar ideias, escrever cartas, ou até mesmo escrever seu próximo grande romance - tudo sem tocar em seu teclado. A partir de hoje, você também pode editar e formatar seus documentos usando sua voz”, escreveu Isaiah Greene, diretor de produtos do Google.

Por exemplo, ao ativar o recurso que fica no menu “Ferramentas” do documento com o microfone ligado, ao dizer “selecionar tudo” todo o texto do documento será selecionado, ou então se desejar deixar em negrito a área selecionada basta dizer o comando “negrito”. São diversos comandos já cadastrados, em vários idiomas (incluindo o português), e a lista completa deles ser conferida na página de ajuda do Google Docs.

No vídeo abaixo, publicado no canal da ferramenta no YouTube, a equipe do Google ensina como utilizar o novo recurso:

Fonte: Google Docs Blog