Publicidade

Novo projeto do Google planeja mapear telhados para produzir energia solar

Por| 19 de Agosto de 2015 às 08h12

Link copiado!

Novo projeto do Google planeja mapear telhados para produzir energia solar
Novo projeto do Google planeja mapear telhados para produzir energia solar
Tudo sobre Google

Telhado por telhado, é assim que o Google vai estudar a viabilidade de sua nova empreitada, o Project Sunroof, que pretende instalar painéis de energia solar pelas cidades a fim de aumentar a produção de energia limpa no mundo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) no Google Green Blog, local onde a gigante nos mantém informados sobre seus projetos de sustentabilidade.

A ferramenta utiliza a mesma tecnologia aplicada no Google Earth, produzindo imagens em alta resolução que ajudam a calcular o potencial de produção de energia de cada telhado, sem que seja necessário que alguma pessoa suba no teto de sua casa para fazer a análise.

Para evitar problemas envolvendo questões de privacidade, o Google pede que moradores das áreas já cobertas pelo projeto inscrevam seus endereços no site do Project Sunroof caso desejem participar. As máquinas do Google vão calcular a quantidade de iluminação solar presente em cada telhado ao longo do ano, considerando detalhes como direção da superfície do teto, sombras de árvores e prédios vizinhos, além de padrões do clima local. Também é possível incluir a média de gasto com energia elétrica de cada casa ou empresa inscritos, e o Google vai informar quanto seria economizado caso o mesmo consumo se desse por meio de captação solar de energia.

Continua após a publicidade

Na publicação do blog, o engenheiro chefe do projeto, Carl Elkin, contou que ao aderir a uma fonte solar de energia, "uma casa típica e ensolarada pode economizar centenas ou até milhares de dólares por ano na conta de luz", mas sempre se surpreende com a quantidade de pessoas que pensam que suas casas não são iluminadas o suficiente, ou que a energia solar é muito cara. Encabeçar esse projeto faz parte da filosofia "verde" do Google, que ajudou a financiar um grande terreno dedicado à produção de energia solar na África.

Saiba mais sobre o Project Sunroof neste vídeo publicado nesta segunda-feira (17) no canal do YouTube da empresa (em inglês):

Fonte: Google Green Blog