Novo projeto do Google planeja mapear telhados para produzir energia solar

Por Redação | 19 de Agosto de 2015 às 08h12

Telhado por telhado, é assim que o Google vai estudar a viabilidade de sua nova empreitada, o Project Sunroof, que pretende instalar painéis de energia solar pelas cidades a fim de aumentar a produção de energia limpa no mundo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) no Google Green Blog, local onde a gigante nos mantém informados sobre seus projetos de sustentabilidade.

A ferramenta utiliza a mesma tecnologia aplicada no Google Earth, produzindo imagens em alta resolução que ajudam a calcular o potencial de produção de energia de cada telhado, sem que seja necessário que alguma pessoa suba no teto de sua casa para fazer a análise.

Project Sunroof

Para evitar problemas envolvendo questões de privacidade, o Google pede que moradores das áreas já cobertas pelo projeto inscrevam seus endereços no site do Project Sunroof caso desejem participar. As máquinas do Google vão calcular a quantidade de iluminação solar presente em cada telhado ao longo do ano, considerando detalhes como direção da superfície do teto, sombras de árvores e prédios vizinhos, além de padrões do clima local. Também é possível incluir a média de gasto com energia elétrica de cada casa ou empresa inscritos, e o Google vai informar quanto seria economizado caso o mesmo consumo se desse por meio de captação solar de energia.

Na publicação do blog, o engenheiro chefe do projeto, Carl Elkin, contou que ao aderir a uma fonte solar de energia, "uma casa típica e ensolarada pode economizar centenas ou até milhares de dólares por ano na conta de luz", mas sempre se surpreende com a quantidade de pessoas que pensam que suas casas não são iluminadas o suficiente, ou que a energia solar é muito cara. Encabeçar esse projeto faz parte da filosofia "verde" do Google, que ajudou a financiar um grande terreno dedicado à produção de energia solar na África.

Saiba mais sobre o Project Sunroof neste vídeo publicado nesta segunda-feira (17) no canal do YouTube da empresa (em inglês):

Fonte: Google Green Blog

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.