Novo painel solar da Tesla é tão fino que pode ser instalado em qualquer telhado

Por Redação | 10.04.2017 às 13:19
photo_camera Divulgação

Empenhada em aumentar os investimentos em projetos de energia renovável, a Tesla anunciou que nesta segunda-feira (10) uma nova linha de produtos residenciais sob a marca "Energy". Entre eles estão painéis solares que podem ser instalados em cima dos telhados das casas.

Esse tipo de produto não é novidade. O que diferencia o componente da Tesla é que os painéis de 325W da empresa podem ser posicionados em qualquer tipo de superfície sem a necessidade de instalar outros equipamentos e sem que esses componentes fiquem expostos, como acontece nos painéis solares tradicionais. Eles também são finos e menos visíveis que as opções atuais; se o telhado for em um tom mais escuro, os painéis não ficam tão à mostra.

De acordo com a Tesla, o projeto é resultado da compra da Solar City, empresa dos primos de Elon Musk, dono da Tesla. A companhia, que foi adquirida em 2016 por US$ 2,6 bilhões, desenvolveu uma peça chamada Zep Solar, responsável por tornar os painéis mais compactos e elegantes. Já os painéis, por sua vez, são fabricados pela Panasonic, que há anos fabrica boa parte das baterias que são equipadas nos carros elétricos da Tesla.

Vale lembrar que, no ano passado, a entidade já havia apresentado um modelo de painel solar que copia o formato de telhas convencionais. Os painéis são revestidos com uma pintura especial que muda de aparência conforme o ângulo de visão - por exemplo, a telha fica transparente se vista diretamente do ângulo da rua, dando a impressão de ser uma telha de verdade.

Ainda não há informações quanto a preço e disponibilidade dos novos painéis, mas já é possível se inscrever no site oficial e obter uma cotação. A produção dos módulos deve começar agora no terceiro trimestre.

Fonte: Electrek