Novo CEO da Toshiba assume comando da empresa no próximo mês

Por Redação | 06.05.2016 às 09:57

Na tentativa de reerguer a Toshiba depois do escândalo fiscal que manchou a marca recentemente, a empresa anunciou que o seu próximo CEO será Satoshi Tsunakawa, um veterano gestor de 60 anos que não esteve envolvido no escândalo e é visto como um grande impulsionador de lucros.

"Minha maior tarefa seria a de reconstruir a confiança das partes interessadas e transformar a empresa sob os nossos novos planos de ação", declarou Tsunakawa durante uma conferência de imprensa. O escândalo fiscal envolvendo US$ 1,3 bilhão que aconteceu no ano passado levou a Toshiba a agilizar seus negócios, anunciando planos de cortes de 14 mil empregos e a venda da unidade médica para a Canon por US$ 5,9 bilhões.

Durante vários anos, a administração do antigo CEO Hisao Tanaka aumentou os lucros no papel, fraudando os números fiscais da empresa, quando na realidade os ganhos eram bem menores. Isso levava os investidores a injetarem dinheiro na empresa imaginando que seus números eram melhores do que realmente eram. Um dos desafios de Tsunakawa será afastar a preocupante imagem negativa que rodeia a companhia e ganhar novamente a confiança de investidores e do mercado.

A posição de CEO da Toshiba tem sido ocupada temporariamente por Masashi Muromachi, e, desde a saída de Tanaka, uma série de outros altos executivos da empresa renunciaram seus cargos por conta da fraude fiscal. Muromachi ocupará o cargo de consultor especial com a chegada do novo presidente executivo. A nomeação de Tsunakawa deverá ser confirmada na reunião de acionistas no final do mês de junho.

Fonte: Reuters