Nova patente do Google pode permitir que carros se comuniquem com pedestres

Por Redação | 30 de Novembro de 2015 às 14h18

O Google recebeu uma patente nesta semana que permite que seus carros autônomos se comuniquem com os pedestres, seja utilizando telas ou um sistema de alto-falantes. Essa tecnologia ajudaria a evitar acidentes e colisões, tornando o tráfego com estes carros ainda mais seguros.

De acordo com o documento da patente, as telas poderiam ser colocadas nas portas do veículo, mostrando mensagens para os pedestres, como "Pare" e "É seguro atravessar agora". Além disso, as telas poderiam mostrar qual o próximo movimento do carro por meio de um sinal de trânsito.

No caso do sistema de alto-falantes, o carro poderia alertar os pedestres por meio de um efeito sonoro, impedindo, por exemplo, que alguém atravesse na frente do automóvel. Além de sinais sonoros, o carro poderia emitir mensagens semelhantes às exibidas na tela localizada nas portas, o que funcionaria para pessoas com deficiência visual. A patente ainda sugere que uma mão robótica ou um olho poderiam ser inseridos no veículo para indicar ao pedestre que o carro o viu.

Apesar de ainda não estar claro como exatamente o Google irá utilizar a nova patente em seus carros autônomos e quando isso será feito, a tecnologia deve ser aplicada de maneira semelhante ao revelado pela Nissan no último mês.

O Google anunciou recentemente que seus carros autônomos haviam registrado 1,2 milhão de quilômetros rodados sem levar nenhuma multa ou causar nenhum acidente. Apesar disso, a empresa segue encontrando maneiras de tornar seus veículos ainda mais seguros.

Fonte: Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/googles-self-driving-car-safety-patent-2015-11?utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds