Nova notificação do Google Maps sugere upload de fotos de comida

Por Redação | 24 de Agosto de 2015 às 13h51

Você certamente já se deparou com a seguinte cena, caso não tenha sido o próprio protagonista dela: após uma refeição chegar à mesa, ela parece tão bonita que merece uma foto antes de qualquer movimento para experimentá-la. Normalmente essa imagem é publicada nas redes sociais ou enviada a um amigo. Mas, agora, há um outro serviço bastante interessado neste tipo de fotografia: o Google Maps.

Segundo o site Android Police, o Google Maps notificará os usuários a enviarem uma foto de pratos que receberem em um determinado restaurante. O novo recurso alegadamente chamado de "Notificação de Foto" estará disponível inicialmente apenas para alguns membros da comunidade "Local Guides" do Google Maps. Um imagem da notificação mostra que o sistema sugere uma pergunta ao usuário sobre se ele gostaria de fazer um upload de uma foto para o Google Maps.

Notificação no Google Maps

"Essa notificação aparece quando o Google acha que fotografias sobre o lugar serão interessantes para outras pessoas, como em restaurantes e bares. Para obter essas notificações, é preciso estar com o histórico de localização ligado", segundo nota do Google. A exigência do histórico de localização sugere que o aplicativo do Google Maps está fazendo uma pesquisa via GPS e, caso encontre uma fotografia que corresponda a um lugar específico, ele irá gerar uma notificação para o upload da foto. Para isso, o Google Fotos desempenhará um papel bastante significativo.

As fotografias enviadas pelos usuários irão aumentar o banco de dados do Google Maps para que outros usuários possam ter acesso a imagens de lugares e estabelecimentos antes de visitá-los. Isso pode ser bastante interessante em restaurantes, onde o serviço irá mostrar os pratos de comida que outros usuários enviaram. Com este movimento, parece que o Google quer aproveitar o grande número de pessoas que possuem o Google Maps instalado em seus smartphones para 'incomodá-los' com notificações de upload de fotos.

Este não é o único recurso que o Google Maps utiliza para obter dados de lugares no mundo todo. O aplicativo também conta com um sistema para classificar em estrelas e fornecer um comentário sobre determinado estabelecimento. No entanto, emitir uma notificação para isso é uma maneira bastante agressiva que o Google está disposto a utilizar para obter imagens de milhares de lugares.

Do lado direito da notificação há um link para 'Feedback', o que sugere que o Google está interessado em ouvir o que os usuários pensam do novo recurso. Ainda não é certo se o recurso irá estar disponível para uma grande base de usuários do Google Maps.

Via Ars Technica, Android Police e Google

Fonte: http://arstechnica.com/gadgets/2015/08/new-google-maps-notification-asks-for-your-restaurant-food-photos/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.