Nova ferramenta do Google oferece informações sobre locais próximos a você

Por Redação | 09 de Junho de 2016 às 15h20

O Google começar a disponibilizar nesta quinta-feira (9) a ferramenta Nearby ("perto”, em português). A ideia é fornecer informações sobre locais próximos sempre que você se conecta a redes Wi-Fi ou pontos de emissão de sinal Bluetooth. Ainda não entendeu? Por exemplo: você planeja uma viagem, mas está um pouco inseguro com o processo; com o Nearby, ao chegar ao aeroporto, você recebe uma notificação para baixar o aplicativo da companhia aérea em questão.

Segundo o Google, o recurso chegará aos aparelhos através de uma atualização do Google Play Services. Os privilegiados serão os usuários de smartphones com Android 5.0 ou superior, já que serão os primeiros a receber a novidade; em seguida, o update deve chegar para dispositivos rodando versões 4.4 do sistema.

Na prática, uma vez baixada a atualização, ela será automaticamente ativada logo na primeira vez em que você passar por um ponto que utilize o serviço. Lembre-se de sempre deixar ativados os serviços de Bluetooth e localização do dispositivo para usufruir deste novo recurso. Na primeira utilização, os usuários receberão uma notificação para optar pelo serviço e, a partir de então, receberão notificações sempre que passarem por uma fonte emissora.

Como a API do recurso já está disponível para desenvolvedores brasileiros desde junho do ano passado, é provável que rapidamente as empresas e estabelecimentos locais adotem a ideia!

Fonte: Google