Nova droga contra Alzheimer demonstra ter efeitos antienvelhecimento

Por Redação | 18 de Novembro de 2015 às 10h20

Pesquisadores do Salk Institute of Biological Studies, localizado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, estão realizando testes da droga J147 em ratos, com promissores resultados contra o mal de Alzheimer. A surpresa, porém, surgiu ao descobrir que o medicamento também é eficaz contra o envelhecimento do organismo.

Nos testes com os animais, a J147 demonstrou ser bastante eficaz tanto na prevenção quanto na reversão do quadro da doença. Diferentemente dos demais medicamentos contra o mal, que focam nos depósitos de placas amilóides do cérebro (pois acredita-se que a doença se inicia nesses componentes do órgão), os pesquisadores do instituto arriscaram sintetizar uma nova substância focada no envelhecimento, uma vez que o mal só se manifesta em indivíduos de idade mais avançada.

Então foi dado o medicamento para roedores idosos, que apresentaram uma significativa melhoria nas funções cognitivas e motoras, além de apresentarem uma redução dos indicativos de Alzheimer no cérebro. Ou seja, além da droga se mostrar eficaz contra a doença, revelou ter efeitos que não somente retardam, mas também revertem efeitos negativos do envelhecimento. Os ratos que receberam doses da J147 também demonstraram melhoras no metabolismo em comparação a animais mais jovens. Outro efeito observado foi a redução de inflamações cerebrais.

Antonio Currais, líder do estudo, contou que “não prevíamos o efeito antienvelhecimento, mas a J147 fez com que ratos idosos aparentassem ser mais jovens, de acordo com um número de parâmetros fisiológicos”. Apesar da descoberta promissora, ainda não há previsão para o início dos testes em humanos.

Atualmente, o mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência no mundo e ainda não tem cura. Detectado em pessoas com idade comumente superior a 65 anos, a patologia acomete cerca de 1 em cada 85 pessoas no mundo, afetando 1% dos idosos entre 65 e 70 anos.

Fonte: Gizmag

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.