Nova Apple TV é anunciada com direito à sua própria loja de aplicativos

Por Durval Ramos | 09.09.2015 às 15:30 - atualizado em 09.09.2015 às 16:25

Depois de três anos sem grandes novidades, eis que a Apple TV finalmente volta a aparecer em um dos eventos da empresa. A nova geração da plataforma de TV da Maçã foi revelada durante o evento realizado pela companhia na tarde desta quarta-feira (09) e traz todas as novidades que os rumores já indicavam há algum tempo.

A maior delas é, sem sombra de dúvidas, o fato de que a Apple TV finalmente vai ganhar sua própria loja de aplicativos. Anunciado como a revolução que vai definir o futuro da televisão, a plataforma também recebeu suporte à Siri, o que vai facilitar as buscas a partir de comandos de voz — algo que, pelo menos na demonstração apresentada, parece funcionar muito bem.

E essa integração com a assistente é um dos recursos que realmente chama a atenção. Mais do que procurar por algum programa ou filme específico, ela ainda oferece funções mais específicas.

Apple TV

No exemplo apresentado, a Siri permitiu filtrar filmes de ação do 007 estrelados por Sean Connery, encontrar episódios de Modern Family em que o ator Edward Norton aparece ou mesmo avançar a transmissão até uma parte específica — tudo isso a partir de simples comandos de voz. Ainda é possível obter informações não relacionadas à programação, como previsão do tempo, resultados de jogos e tudo aquilo que estamos acostumados a ver no iOS.

Já em relação aos aplicativos, a Apple TV se transforma mais do que nunca em uma central multimídia, executando também o Apple Music e aplicativos de foto. Isso sem falar de serviços como Netflix, Hulu, HBO Now, Amazon e tantos outros. E as buscas são universais, ou seja, elas encontrarão o filme ou série de TV em qualquer um desses apps.

Além disso, o controle remoto também foi remodelado. A partir da nova versão, ele conta com uma área sensível ao toque para tornar a navegação na nova interface mais intuitiva, semelhante à experiência que os usuários já têm nos dispositivos móveis, assim como sensor de movimentos. Ele possui Bluetooth 4.0, acelerômetro e giroscópio e bateria capaz de durar até três meses, podendo ser recarregado a partir de um cabo Lightning.

Apple TV

E essa combinação de aplicativos com o novo controle abre também outras possibilidades à Apple TV, como a tão esperada estreia dos games na plataforma. E, mais do que adaptar jogos que já existem no iOS, como Galaxy on Fite e Rayman Adventures, alguns títulos dos consoles também chegarão à plataforma, como Disney Infinity 3.0 e o novo Guitar Hero. A Apple TV também vai receber lançamentos exclusivos, como Beat Sports, produzido pela Harmonix — a mesma da série Rock Band —, que usa o controle de movimento da mesma maneira que tínhamos no Wii.

O mais interessante disso é que muitos games serão universais, permitindo que você comece uma partida em sua Apple TV e a continue em seu no iPhone ou iPad.

A apresentação ainda contou com a demonstração de outros apps, como uma versão do Airbnb e do Gilt, para que as pessoas possam conferir roupas em lojas e fazer suas compras diretamente da tela da TV — algo, no mínimo, estranho. Já para os fãs de esporte, o app da MLB, liga norte-americana de baseball, traz várias funções para deixar as partidas do esporte mais completas, podendo colocar duas partidas lado a lado, assim como outros dados relevantes.

A nova Apple TV chega no final de outubro em duas versões. A mais básica, de 32 GB, custará US$ 149; e a de 64 GB sairá por US$ 199.