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Nome de série Round 6 da Netflix é banido em e-commerces da China

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2021 às 15h00

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Netflix
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A palavra-chave “Squid Game” foi aparentemente banida das principais plataformas de e-commerce da China. Na terça-feira (26), o jornal South China Morning Post informou que a busca pelo termo referente à nova sensação da Netflix, conhecida como Round 6 no Brasil, não retornou nenhum resultado nos marketplaces do Taobao (operado pelo Alibaba), Pinduoduo e JD.com.

Até o momento, nenhuma das plataformas de comércio eletrônico respondeu sobre a proibição do termo em seus marketplaces. Contudo, a maior provável razão por essa suposta proibição do uso do nome da atração seria por conta de restrições envolvendo a licenças comerciais, já que a Netflix e seu catálogo não estão disponíveis na China.

Com a proibição do termo nos sites, os lojistas tiveram que adotar descrições alternativas para os produtos relacionados à série coreana como “squid mask”, “fantasias de halloween” e “Coreia”. "Com base em nossa experiência, apenas a palavra-chave 'Squid Game' não pode ser usada nestas plataformas" disse um dos comerciantes que se identificou como Zeng.

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As mercadorias relacionadas ao seriado sul-coreano têm gerado bastante tráfego e um ganho inesperado para diversos comerciantes na China devido à popularidade da série, apesar das regras rígidas de licenciamento de conteúdo impostas por Pequim.

Segundo Wang Xiaohui, diretor de conteúdo da plataforma chinesa de transmissão de vídeo iQiyi, é muito improvável que a série original da Netflix seja adaptada para o público chinês devido ao “conteúdo relativamente obscuro” do programa.

Embora a Netflix continue indisponível na China, muitos internautas do país ainda conseguem ter acesso ao streaming por meio do uso de Redes Privadas Virtuais (VPN).

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Netflix indisponível na China

Como muitas empresas norte-americanas de tecnologia e entretenimento, a Netflix não conseguiu entrar no mercado chinês devido a questões relacionadas a forte competição, streamings locais com preços baixos e principalmente censura, com as autoridades restringindo a forma como a indústria do entretenimento deve operar e o que pode ser mostrado em termos de filmes e séries estrangeiras.

Em 2017, a provedora de filmes e seriados assinou um acordo de licenciamento de conteúdo com a iQiyi, para criar um subconjunto das séries originais da Netflix. Dois anos mais tarde, a parceria desmoronou devido à falta de engajamento do público da China com o conteúdo, segundo Gong Yu, CEO da iQiyi.

Em uma entrevista com a emissora norte-americana CNBC em setembro passado, o co-fundador e CEO da Netflix, Reed Hastings informou que a empresa tem se concentrado nas oportunidades de crescimento ao redor mundo, mas não na China.

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Um ano antes, Hastings já havia dito que a sua companhia estava investindo mais com a aquisição de direitos de conteúdo e na produção de suas próprias obras originais em mandarim para atrair os falantes de mandarim fora da China.

Fonte: techtimes,Business Insider,CNBC