Publicidade

Nokia pode estar trabalhando em sua própria inteligência artificial "Viki"

Por| 09 de Janeiro de 2017 às 15h16

Link copiado!

Nokia pode estar trabalhando em sua própria inteligência artificial "Viki"
Nokia pode estar trabalhando em sua própria inteligência artificial "Viki"
Tudo sobre Nokia

Com o lançamentos como o Google Home, a expansão da Cortana para outras línguas pela Microsoft e a chegada da Amazon Alexa para múltiplas plataformas, 2016 marcou um ano importante para o avanço de assistentes virtuais inteligentes junto ao mercado consumidor.

O que ninguém esperava, no entanto, é que a gigante de telecomunicações Nokia poderia ser uma das empresas interessadas em entrar na disputa. Nesta segunda-feira (09), no entanto, o vazamento do pedido registro da marca "Viki" – uma "assistente baseada em texto e voz para smartphones e para a web" – pela finlandesa levantou suspeitas de a companhia poderia estar desenvolvendo sua própria inteligência artificial.

É claro, como é de costume na indústria de tecnologias, o registro de uma marca não necessariamente significa o lançamento de um produto – muitas vezes, empresas buscam proteger marcas de produtos ou serviços que ainda não existem só para não ficarem para trás caso alguém tenha uma ideia semelhante mais para frente.

Ainda assim, o movimento indica que a Nokia está de olho no setor de inteligência artificial, em um momento em que a companhia começa a "voltar" ao mercado dos smartphones – mesmo que apenas através do licenciamento de sua marca para a HMD Global.

Continua após a publicidade

A organização, é claro, não abriu detalhes sobre o pedido de registro da propriedade. "A Nokia registra marcas de tempos em tempos, mas nós não vamos comentar sobre como, quando ou se elas serão usadas em produtos ou serviços da Nokia", afirmou um porta-voz da empresa ao Engadget.

Fonte: Engadget