Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia anuncia solução para casa inteligente e uma nova plataforma para IoT

Por| 14 de Junho de 2016 às 16h28

Link copiado!

Nokia anuncia solução para casa inteligente e uma nova plataforma para IoT
Nokia anuncia solução para casa inteligente e uma nova plataforma para IoT
Tudo sobre Nokia

A Nokia anunciou o lançamento de uma nova plataforma para a Internet das Coisas (IoT). Chamada de Impact, a plataforma tem a capacidade de gerenciar dados, realizar a contextualização de dados, processamento de atividades automatizadas, administração de dispositivos, análises, operações de segurança e administração de aplicativos, entre outras funcionalidades.

De acordo com a Nokia, a plataforma já suporta 80 mil tipos de dispositivos diferentes e baseia-se em CPE, que permite que as operadoras de rede realizem seu gerenciamento. Em conjunto com a Impact, a Nokia apresentou também uma solução para casas conectadas e inteligentes chamada de Smart Home Gateway, que permitirá oferecer serviços de IoT para clientes residenciais, suportando diferentes tipos de sensores, conexões e dispositivos conectados.

A solução oferece às operadoras um único dispositivo que atua como terminal óptico de rede (ONT) e gateway para conectar uma residência. Além disso, a Smart Home Gateway dispõe de um aplicativo para iOS e Android que permite aos usuários monitorar e controlar dispositivos conectados, e também de uma plataforma de administração de IoT para controlar todo o ecossistema instalado na casa. A solução conta com suporte à conectividade Wi-Fi, Z-Wave e ZigBee e será disponibilizada para as operadoras móveis no final deste ano.

Continua após a publicidade

As ambições da Nokia para a plataforma Impact vão muito além das casas conectadas. A companhia finlandesa espera que governos e empresas também possam utilizá-la para controlar todas as tecnologias e serviços relacionados à Internet das Coisas, desde a aquisição de dados para análise, até o processamento de eventos e gerenciamento de dispositivos.

Apesar de ter sido desenvolvida para funcionar na nuvem como forma de ser comercializada como um serviço gerenciado, a Impact também pode ser implantada dentro da estrutura de TI de uma empresa. Além disso, a plataforma trabalha com tecnologia de segurança LWM2M (Lightweight machine-to-machine) herdada da Mformation, atualmente pertencente a rival Alcatel-Lucent.

Fonte: PCWorld