No iOS, Google Fotos recebe sistema de otimização de imagens

Por Redação | 09.09.2016 às 11:43

O Google incrementou nesta semana a versão iOS do Fotos, seu sistema de armazenamento de imagens na nuvem. E como grande destaque da mais recente atualização está um sistema de otimização e compartilhamento das Live Photos, aquelas “fotografias em movimento” que registram os momentos anteriores ao clique, como se fossem um filme.

A ideia da empresa é que, muitas vezes, os usuários se concentram especificamente na foto a ser tirada, e sendo assim, as Live Photos acabam saindo tremidas ou pouco focadas. O sistema online pretende melhorar tais características, aplicando cortes ou melhorias a nível de software, de forma a torná-las melhores e igualmente compartilháveis, como as imagens em si.

Isso, inclusive, se estende também a um sistema que vai permitir que as Live Photos sejam compartilhadas além do ecossistema do iOS, seja para celulares com outros sistemas operacionais ou redes sociais. O Google faz isso transformando as imagens em movimento em arquivos .MOV, vídeos de tamanho diminuto que podem ser hospedados por aí ou enviados para os amigos por meio de mensageiros e outros aplicativos. Eles são salvos no Rolo de Câmera do dispositivo já com a estabilização aplicada.

A adição, inclusive, vem com uma boa notícia para quem não pretende adotar a nova geração de celulares da Apple tão cedo. Em evento realizado nesta quarta (07), a Maçã anunciou o iPhone 7 com novas lentes e sistemas de estabilização de imagens que se aplicam inclusive às Live Photos, mas são restritos à próxima geração. O Google, então, estende esse tipo de suporte a mais gente, mesmo aqueles que não puderem baixar o iOS 10.

Enquanto isso, no Android, as funcionalidades nem mesmo estão disponíveis, uma vez que o sistema operacional do Google não possui funcionalidades semelhantes às Live Photos do iOS. Entretanto, outros incrementos que vieram junto com a atualização na concorrência também chegarão para os usuários da plataforma, como as novas opções de organização de imagens por data e correções de bugs que podiam causar problemas de travamento ou sincronização.

O aplicativo do Google Fotos é gratuito e funciona como um sistema de hospedagem ilimitada de imagens na nuvem. Por meio do software, que também possui versão web, o usuário tem acesso à sua biblioteca em qualquer lugar e pode visualizar ou baixar fotos, além de organizá-las em álbuns ou contar com sistemas automáticos de catalogação por rostos, data e localização.

Fonte: Venture Beat