No Dia Internacional da Mulher, Google celebra as personalidades do amanhã

Por Redação | 08 de Março de 2016 às 08h21

Em uma época em que se discute cada vez mais o papel da mulher, o empoderamento feminino e toda a questão de representatividade em diferentes meios, o Dia Internacional da Mulher deste ano chega carregado de todo um significado especial. Afinal, igualdade de gênero é algo que ouvimos falar bastante ao longo de todo o ano passado, assim como as pautas feministas que ganharam força no período. E era óbvio que, nesta data, o Google não ia ignorar todas essas vozes.

Para celebrar a data, a empresa trouxe um Doodle especial não apenas para comemorar este dia 8 de março, mas também para mostrar que ainda falta muito o que melhorar. Apesar de todo o debate e de as mulheres estarem ganhando muito mais voz, ainda há um longo caminho para ser trilhado. E o vídeo usado como Doodle nesta terça-feira é um lembrete disso.

Sob o lema de #OneDayIWill ("Um dia eu vou", em inglês), ele coloca mulheres do mundo inteiro para contarem quais são seus sonhos em termos de igualdade. Seja da brasileira que deseja se tornar astronauta e viajar pelo espaço, da jovem americana que espera que um dia as mulheres possam participar da liga profissional de baseball ou das jovens que querem se casar, o vídeo relembra que ainda há muito o que se fazer e mudar em relação à igualdade de gênero.

Embora a peça seja inteiramente montada com pessoas anônimas espalhadas por diversos países, ele termina com uma presença ilustre. Já nos últimos segundos, temos a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz após ter sido atacada pelo Talibã por defender a ideia de que as mulheres deveriam ter o direito de estudar, algo que é proibido no país. Assim, para completar a lista de desejos que as mulheres esperam um dia fazer, ela completa dizendo que sonha ver todo mundo na escola.

Como o próprio Google explica, a ideia do Doodle é ir na contramão das demais homenagens, que sempre celebraram as conquistas do passado. Segundo a empresa, desta vez, a ideia foi olhar para frente e comemorar as próximas gerações de mulheres que vão mudar o amanhã.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.