News Lab: Google anuncia nova ferramenta para jornalistas

Por Redação | 22 de Junho de 2015 às 11h59

Nessa segunda-feira (22), o Google apresentou seu novo projeto que visa ajudar jornalistas e empresários a "construir o futuro da mídia". O chamado News Lab (Laboratório de Notícias, em tradução livre) quer assegurar o acesso à informação de qualidade em todos os lugares, garantindo que a inovação na coleta e distribuição de notícias ajude a formar um "mundo mais democrático e esclarecido".

Basicamente, o que o Google quer é criar um ecossistema confortável para jornalistas, blogueiros ou qualquer pessoa profissionalmente envolvida na narrativa de histórias online. Apesar do discurso de democratização da informação, fato é que o News Lab vai ajudar a concentrar toda a informação que o público deseja acessar dentro do ecossistema do Google e não apenas em redes sociais como Twitter e Facebook.

Para atingir seu objetivo, o Google lançou três novidades: tutoriais para que jornalistas aprendam a lidar com produtos do Google (YouTube, Google Maps, Google News, entre outros) a fim de melhorar suas habilidades; Google Trends reformulado para fornecer dados em tempo real; e programas voltados para o futuro dos meios de comunicação, onde o Google irá trabalhar com parceiros para construir uma série de programas voltados para imaginar o futuro das notícias e informações, bem como para capacitar novas vozes da mídia.

A gigante da internet também está de olho nas notícias geradas pelos cidadãos e, para atingir esse público, lançou três novos projetos:

  • First Draft: líderes e pioneiros no jornalismo das redes sociais estão se unindo com o News Lab para criar recursos educacionais sobre como descobrir a importância do conteúdo das notícias geradas pelos usuários.
  • Witness Media Lab: projeto criado em parceria com inovadores dos campos de tecnologia, defesa e jornalismo que visa produzir uma série de projetos que se concentram em lutas pelos direitos humanos vistas pela perspectiva de quem as vive ou testemunha. O primeiro projeto vai explorar o impacto causado no espectador por vídeos relacionados à brutalidade policial nos Estados Unidos.
  • YouTube Newswire: em parceria com a agência de notícias sociais Storyful, o Google lançou essa ferramenta que consiste em um feed com os vídeos midiáticos mais populares do dia, com curadoria da equipe de editores do Storyful.
Google News Lab

O Google afirma que o News Lab é um esforço global, mas por enquanto está disponível apenas nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha.

Via Google
Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.