Neurologistas lançam jogo para detectar doenças mentais

Por Redação | 09 de Maio de 2016 às 14h07

Um grupo de neurologistas no Reino Unido lançou um jogo para dispositivos móveis que tem como objetivo ajudar na detecção de algum tipo de demência, como Alzheimer e Parkinson. Chamado de Sea Hero Quest, o game desafia os jogadores a procurarem por objetos em diferentes partes do mundo. O jogador deverá passar por diversos percursos que funcionam como labirintos. Os dados gerados por essa movimentação serão utilizados pelos pesquisadores para análises.

Com o jogo, os cientistas pretendem usar os dados gerados para obter informações sobre as competências de navegação dos jogadores, uma das primeiras habilidades perdidas no início da demência. Os cientistas querem que milhares de pessoas joguem o game em todo o mundo para que possam identificar um intervalo "normal" de habilidades de navegação entre as pessoas. Assim que os dados definirem este intervalo, os neurologistas poderiam identificar novos padrões para detectar algum problema mental precocemente.

Segundo o World Alzheimer Report 2015, no ano passado mais de 46 milhões de pessoas foram constatadas com algum tipo de demência. Apesar do enorme número de pessoas afetadas, ainda não há qualquer teste para diagnosticar de maneira precisa o problema precocemente. "A demência está se tornando um dos maiores desafios médicos que enfrentamos globalmente", disse a Hilary Evans, CEO da Alzheimer's Research.

Até o final de 2016, os neurologistas esperam que 100 mil pessoas baixem o jogo. Assim, eles poderão conseguir recolher uma grande quantidade de informações que estão em falta para definirem padrões de detecção precoce da demência. Segundo um dos neurologistas, Hugo Spiers, o jogo pode ser usado como um termômetro para identificar mais cedo os primeiros sinais das doenças e também para acompanhar o tratamento médico.

Vale lembrar que todos os dados recolhidos por meio do jogo são anônimos e confidenciais. Segundo a equipe por trás do aplicativo, somente os pesquisadores da University College London, na Inglaterra, terão acesso as informações. O Sea Hero Quest está disponível para Android e iOS.

Via Pplware