Sony anuncia Xperia Ear, “mais do que apenas um fone Bluetooth”

Por Redação | 22.02.2016 às 08:42

Os assistentes de voz estão deixando o domínio dos smartphones e agora também querem chegar diretamente aos ouvidos dos usuários. Pelo menos essa é a promessa do Xperia Ear, gadget anunciado pela Sony durante a Mobile World Congress 2016 e que vem com a promessa de ser “mais do que apenas um fone Bluetooth”.

O dispositivo, claro, ainda funciona pareado com o smartphone, mas é capaz de mais do que apenas as funções tradicionais de atender chamadas e reproduzir músicas. O gadget também entende comandos de voz e é capaz de agir por si só, respondendo ou enviando mensagens, realizando ligações para contatos ou números individuais e realizando buscas de voz, tudo ao comando do usuário sempre que ele “conversar” com o dispositivo.

Além disso, o Xperia Ear também é capaz de dar informações de contexto para o utilizador. De acordo com as configurações realizadas e também com o reconhecimento de hábitos, o acessório pode, por exemplo, dar informações sobre o trânsito e a previsão do tempo assim que o usuário acorda e está se preparando para ir ao trabalho, de forma que ele possa se vestir adequadamente e lidar com o tempo para não se atrasar. Outras opções também permitem a leitura de compromissos ou das principais notícias do dia.

Como dá para imaginar, a ideia da Sony com o gadget é que ele seja usado durante todo o tempo, o que levou a um investimento também no conforto. Feito de silicone e com um tamanho um pouco maior que as propostas Bluetooth convencionais, o Xperia Ear promete uma boa qualidade de áudio e um controle apurado de volume, tudo para garantir um uso constante.

O acessório também representa um reposicionamento da marca Xperia, também anunciado pela Sony em Barcelona, na Espanha, onde está acontecendo a MWC. De apenas um subtítulo para sua coleção de smartphones, o nome agora passa a indicar toda uma série de “dispositivos inteligentes” que serão lançados pela fabricante japonesa daqui em diante. Serão quatro deles apenas em 2016, e o Ear é apenas o primeiro, e também o único anunciado até agora.

A chegada do gadget está prevista para o segundo trimestre deste ano, mas por enquanto somente nos Estados Unidos e Europa. O preço do dispositivo, entretanto, não foi revelado pela Sony. Também não há informações sobre o suporte a diferentes idiomas.

Fonte: Slash Gear