Acessório da Samsung leva conexão 4G a carros mais antigos

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2016 às 08h15

Não são apenas os carros mais recentes que podem aproveitar dos recursos tecnológicos mais avançados – a Samsung quer garantir que isso aconteça também com os mais antigos. E neste final de semana, no palco da Mobile World Congress 2016, anunciou o Connect Auto, um dongle capaz de transformar praticamente qualquer veículo lançado nos últimos 20 anos em um hotspot LTE.

A mágica acontece por meio da conexão com a porta OBD-II, que está presente na esmagadora maioria dos carros fabricados do início dos anos 90 em diante. Normalmente, ela fica localizada sob o volante e serve para que assistências técnicas pluguem aparelhos que realizam o diagnóstico do sistema elétrico. O dongle da Samsung também faz isso, além de utilizar a energia para criar um ponto de acesso 4G que pode ser utilizado pelos ocupantes e também nos arredores do veículo.

Além disso, a Samsung aproveita o fato do acessório estar conectado a uma porta de diagnóstico para, justamente, realizar esse tipo de tarefa. Com isso, o usuário pode, por exemplo, verificar a situação técnica do veículo e realizar análises relacionadas ao consumo de combustível e seus hábitos ao volante, adotando medidas que possam melhorar a vida útil do carro ou uma direção mais segura.

Samsung Connect Auto

O Samsung Connect Auto roda o sistema operacional Tizen, proprietário da marca. De acordo com ela, entretanto, a ideia é que desenvolvedores utilizem o potencial da plataforma para criar novas funcionalidades e aplicativos compatíveis, recomendando o sistema Knox, que garante a segurança na transmissão de dados, como ponto central para garantir a proteção das informações trafegadas. Seguradoras, serviços de assistência e montadoras já estariam a bordo na produção de soluções para o acessório.

Por enquanto, o lançamento do Connect Auto está previsto apenas para os Estados Unidos e em parceria com a operadora AT&T, que deve vender o dispositivo atrelado a planos de dados específicos para ele, ou com condições especiais para quem é cliente. O preço não foi divulgado, mas a expectativa é que o aparelho chegue às lojas no segundo semestre.

Fonte: Ubergizmo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.