Ministro francês propõe que G20 discuta a regulamentação da bitcoin

Por Redação | 18 de Dezembro de 2017 às 19h00

A bitcoin pode estar deixando muita gente milionária, mas também vem despertando preocupação nos governos mundiais. Já há quem fale inclusive em uma bolha da criptomoeda, que teria consequências imprevisíveis caso explodisse.

O receio do crescimento desgovernado da moeda virtual levou o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, a sugerir que o G20 discuta uma regulação do bitcoin em seu próximo encontro, que acontece em novembro de 2018, em Buenos Aires.

A proposta é que o grupo de macroeconomia do G20 encabece essas discussões. Le Maire disse que levaria a ideia ao presidente argentino Mauricio Macri, que, por tradição, também comanda o fórum por ser o representante do país-sede.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em entrevista ao canal de TV LCI, o ministro disse que "há um claro risco de especulação". "Nós precisamos avaliar esse cenário e discutir com todos os membros do G20 uma forma de regular a bitcoin."

O medo da bolha

A cotação da bitcoin já subiu mais de 1.700% neste ano, e essa supervalorização preocupa o mercado. A explosão de uma bolha da moeda ainda é um cenário incógnito.

Além disso, a União Europeia lançou preocupações mais atuais. Com medo da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, os países-membros concordaram em criar regras mais rígidas para as plataformas de troca de bitcoin e outras moedas virtuais.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.