Microsoft Ventures cria fundo voltado a startups de AI

Por Redação | 12 de Dezembro de 2016 às 18h49

A Microsoft está focada em fomentar novas tecnologias de inteligência artificial. Nesta segunda-feira, a companhia norte-americana anunciou a criação de um novo fundo, dentro de sua divisão Microsoft Ventures, para apoiar startups deste segmento.

Segundo destacou a companhia em post em seu blog, o plano é financiar companhias que ajudarão pessoas e máquinas a trabalharem conjuntamente no acesso a educação, ensinar novas habilidades, criar empregos e fortelecer as capacidades de forças de trabalhos já existentes. Além disso, a empresa de Redmond afirmou que saúde será um foco entre as startups financiadas.

De acordo com Nagraj Kashyap, vice-presidente corporativo da Microsoft Ventures e líder da divisão da emprea voltada à projetos de AI, a iniciativa mira o "crescimento inclusivo e impactos positivos na sociedade".

"Este novo fundo fará investimentos de tamanho semelhante aos de outros da Microsoft Ventures, e incluirá somente negócios com promessas de fortes retornos financeiros. Esperamos que nosso ritmo de investimentos acelere com isso", declarou Kashyap.

Apesar do anúncio, a Microsoft não deu detalhes sobre os valores que serão investidos em cada startup, ou quantas empresas formarão a primeira turma deste fundo. Entretanto, até o momento a Microsoft Ventures já apoiou 19 empresas iniciantes, em áreas como infraestrutura de nuvem, software como serviço, machine learning, segurança, inteligência artificial e comunicações.

Além de um avanço para a Microsoft Ventures, o novo fundo focado em AI se alinha com outros esforços da empresa em acelerar seu ritmo de inovação em inteligência artifical. Em setembro, a empresa reformulou sua estrutura interna e criou uma nova divisão de engenharia, formada com 5 mil profissionais, focada no desenvolvimento de produtos com elementos de AI.

O novo time, chamado Microsoft AI and Research Group, é liderado pelo chefe de pesquisa da Microsoft Harry Shum e foi estabelecido como um quarto pilar dentro da estratéfia de pesquisa e engenharia da empresa, ao lado das equipes de Office, Windows e nuvem.

Fonte: Geekwire

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.