Microsoft se prepara para aposentar o Prompt de Comando

Por Redação | 24 de Novembro de 2016 às 16h57

Você, usuário antigo do Windows e do MS-DOS, deve ser familiar com algumas das linhas que se usa no Prompt de Comando. Pois é, então se prepare para uma má notícia, já que a Microsoft deverá aposentar a opção em um futuro não muito distante.

A extinção do prompt já está começando de forma gradual. Nas atuais versões de teste do Windows 10, que recursos que serão implementados em futuras atualizações, os desenvolvedores já estão substituindo o recurso pelo Powershell. Ou seja, em diversos atalhos onde era encontrado o Prompt de Comando, agora tem o PowerShell.

Indícios apontam, inclusive que a atualização Creative Update do sistema operacional no ano que vem já removerá o acesso ao Prompt de Comando no menu que surge com o atalho WIN + X, no menu de contexto e no menu Arquivo do Explorador de Arquivos, substituindo-o pelo Powershell.

Apesar disso, esta primeira mudança ainda não significa o fim do recurso, já que ele ainda poderá ser acessado pelo clássico comando cmd no menu executar do Windows. Além disso, será possível reativar o Prompt de Comando como opção no menu do WIN+X através de configurações no sistema.

De qualquer forma, pouco a pouco o Prompt de Comando deixará de ser uma opção útil dentro do Windows, ficando mais como um serviço de nostalgia para os fãs de tempos antigos. Talvez ele não vá assim sumir tão cedo mas, obsoleto, já virou peça de museu.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.