Microsoft registra patente que adiciona trackpoint a tablets Surface

Por Redação | 20 de Abril de 2016 às 03h46

Uma nova patente registrada pela Microsoft pode indicar que a empresa está planejando adicionar um trackpoint a seus futuros tablets Surface, com a possibilidade de ele ler impressões digitais para desbloquear o dispositivo.

O registro revela que a superfície sensível ao toque pode ser construída em um material semitransparente, permitindo que um sensor de digitais seja adicionado logo abaixo desse trackpoint. A patente ainda indica que esse sensor não somente leria as impressões digitais de um dedo específico, como também seria capaz de acompanhar os deslizes do dedo na tela, o que permitiria executar comandos diversos.

patente Microsoft trackpoint

A figura mostra como um sensor biométrico poderia ser instalado abaixo do trackpoint no Surface (Reprodução: Divulgação)

Apesar de não existir nenhuma confirmação de que a tecnologia sairá do papel e será aplicada de fato nesses aparelhos da Microsoft, a patente mostra que Redmond está de olho no aperfeiçoamento dos recursos de hardware de seus modelos futuros. E a biometria, apesar de ser comumente utilizada para aumentar a segurança de dispositivos eletrônicos, pode ser aplicada de outras formas.

O Windows Hello, que já é compatível com Windows 10, utiliza o reconhecimento facial e de impressões digitais para autenticar o acesso ao sistema com segurança, eliminando a necessidade de digitar senhas, e, aliado ao Passport, permitirá o login em redes, aplicativos e sites com a mesma facilidade.

Fonte: Patently Mobile

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.