Microsoft registra patente de novo método para gerar modelos 3D de objetos

Por Redação | 12 de Junho de 2015 às 13h34

A Microsoft patenteou um método para gerar rapidamente modelos 3D de objetos físicos para uso em jogos, animação, impressão 3D e muito mais. A patente descreve a utilização de uma única câmera de profundidade para capturar imagens de um objeto a partir de vários ângulos.

Ao contrário de outras tecnologias semelhantes disponíveis no mercado, a técnica da Microsoft não exige que o objeto fique parado em uma plataforma giratória para a captura da imagem, pois ela é capaz de remover ruídos no fundo (como as mãos de alguém que está segurando o item) devido ao fato de não se mover em sincronia com o objeto em questão.

Além disso, esse método permite a captura de ângulos do objeto que seriam difíceis de conseguir utilizando uma plataforma giratória, como, por exemplo, a barriga da estátua de um gato. A tecnologia da Microsoft também capta as cores e padrões de superfície do objeto, permitindo assim a criação de um modelo 3D mais realista. O canal do YouTube PatentYogi mostrou o funcionamento da patente em um vídeo. Confira:

Apesar da empresa de Redmond ainda não ter se manifestado oficialmente a respeito do assunto, uma possibilidade é que a Microsoft utilize a nova tecnologia para digitalizar objetos que poderão ser visualizados no HoloLens, os óculos de realidade virtual da companhia.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.