Microsoft quer saber se você trocaria jogos digitais por créditos na Xbox Live

Por Redação | 21.03.2016 às 10:05
photo_camera Divulgação

Se os jogos vendidos em mídia física podem ser trocados por outros games ou oferecidos como desconto na aquisição de novos títulos, por que não ter essa opção também nas versões digitais? É isso o que sugere uma pesquisa enviada para donos de consoles Xbox.

O relatório, vazado no Reddit, sugere que a Microsoft cogita disponibilizar algum programa de troca de jogos comprados digitalmente que serviriam como forma de abater o valor final em novas aquisições. Neste caso, a loja online do console contaria com uma opção chamada "vender de volta", em que o título adquirido anteriormente seria devolvido para a companhia. Em troca, o usuário ganharia 10% do valor atual do jogo em créditos para novas compras.

Isso significa que, se você comprou a versão digital de um game que custa R$ 200, ao revogar sua licença digital para aquele título, você receberia em troca R$ 20 na sua carteira digital.

A enquete ainda faz questões como "você receberia de volta 10% do valor pago por você ou, se o preço foi reduzido, 10% do valor atual?" e se o usuário aceitaria receber uma quantia específica para jogos que ele adquiriu gratuitamente por meio do programa Games with Gold, que mensalmente oferece alguns títulos sem custo algum para assinantes da Live Gold.

Ter apenas 10% de volta do valor integral de um jogo é uma porcentagem bastante baixa. Contudo, levando em consideração que nenhuma fabricante de console oferece a possibilidade, seria interessante a Microsoft se aproveitar dessa lacuna. Mesmo os jogos sendo no formato digital, muitos jogadores poderiam se beneficiar dessa investida - especialmente se esses gamers não se apegam aos títulos que eles já finalizaram.

Além disso, esse poderia se tornar um negócio lucrativo para a Microsoft. Se a companhia pudesse comprar a licença do jogo 10% mais barata, ela poderia ser novamente vendida pelo preço integral para outro jogador.

É importante destacar que, por se tratar de uma pesquisa, a dona da marca Xbox está apenas estudando a possibilidade de lançar uma opção de revenda digital, o que não quer dizer de que será lançada de fato. Procurada pela reportagem de sites internacionais, a Microsoft não quis comentar o assunto.

Fonte: Reddit via Eurogamer