Microsoft quer emplacar Azure para o Bitcoin

Por Redação | 06 de Abril de 2016 às 20h23

A Microsoft está de olho no mercado de moedas digitais, mais especialmente o bitcoin. Para isso, a companhia fornecerá sua plataforma cloud Azure para impulsionar tecnologias de blockchain, responsáveis pelo monitoramento digital da propriedade dos ativos.

Durante o Microsoft Envision, evento realizado em Nova Orleans nesta semana, a companhia anunciou uma parceria estratégica com o R3, um consórcio de importantes instituições bancárias, para ajudar a transformar a tecnologia de blockchain de algo badalado para algo real para a indústria de serviços financeiros.

O acordo, de âmbito global, prevê a capacitação de membros do R3 com tecnologia inteligente para a experimentação mais rápida, agilidade técnica e aprendizagem acelerada em blockchain, tecnologia considerada por muitos o alicerce do bitcoin.

O blockchain moderniza processos financeiros de legado, para que os comércios de ativos, como ações e títulos, possam ser concluídos em minutos, e não em dias. E ao permitir uma transferência mais direta de propriedade, ele elimina a necessidade de intermediários, como câmaras de compensação, reduzindo custos e riscos de fraude.

Conforme destacou a Microsoft em seu blog oficial, os bancos participantes terão acesso ao Azure e a uma rede de mais de 45 parceiros fornecedores de soluções de Blockchain-as-a-Service para desenvolvimento e testes.

"Juntos, vamos ajudar mais de 40 bancos membros do R3 a desenvolver, testar e implantar tecnologias de blockchain, para modernizar processos de décadas atrás e simplificar as operações, potencialmente economizando bilhões de dólares em operações de backoffice", afirmou a multinacional em comunicado.

O acordo ainda prevê que os membros do R3 também se beneficiarão de proteções de segurança e privacidade de nuvem de classe empresarial da Microsoft, além do portfólio de conformidade e certificação de nuvem da companhia.

Para Peggy Johnson, Vice-Presidente Executiva de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft, o sucesso das moedas digitais exige uma rede de confiança e de colaboração de parceiros, particularmente em um setor altamente regulamentado, com bilhões de dólares e dados financeiros confidenciais em jogo.

"Estamos orgulhosos de que organizações como o R3 confiem na Microsoft como um parceiro para criar os sistemas de tecnologia financeiras do futuro. Com as tecnologias de próxima geração, como blockchain, prestes a revolucionar a forma como fazemos negócios em quase todos os setores, estamos empenhados em continuar a ganhar a confiança dos empresários e dos seus clientes em todo o mundo", finalizou a executiva.

Via: Microsoft (blog oficial)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.