Microsoft pode estar prestes a entrar no mercado de pagamentos móveis

Por Redação | 08 de Abril de 2015 às 10h32

O mercado de pagamentos eletrônicos pode ganhar mais um forte concorrente. A Microsoft entrou com o pedido de registro de uma empresa chamada Microsoft Payments Inc e, de acordo com fontes do mercado, a companhia deverá lançar ainda neste ano um sistema de pagamento integrado ao Windows 10.

A licença solicitada pela Microsoft permite que a empresa atue como uma plataforma de transferência de dinheiro. Do ponto de vista tecnológico, a Microsoft parece estar adiantada para fornecer este recurso em breve. No último mês de março, a empresa anunciou que o Windows 10 para smartphones e tablets viria equipado com o Host Card Emulation (HCE). O HCE é um método de transmissão de informações de cartão de crédito que não depende de um elemento de segurança incorporado ao cartão SIM. Os novos smartphones Android usam o HCE para transmitir sinais de NFC para terminais de pagamento.

Alguns rumores também apontam que a Microsoft teria se registrado em outros estados e agências reguladoras norte-americanos, como a FinCEN. Isso permite que a companhia lance uma plataforma para transferência de dinheiro e o seu próprio cartão, que seria conectado ao seu sistema de pagamentos.

Outro fato que mostra que a companhia de Redmond está diretamente envolvida em um sistema de pagamentos móveis é o recente desligamento da Softcard, que era o serviço de pagamentos de aplicativos Windows Phone. A Softcard, aliás, foi adquirida no início deste ano pelo Google, que tem a intenção de fortalecer o Google Wallet, seu serviço de pagamentos móveis.

A Microsoft não confirmou a autenticidade destes rumores, porém também não descartou o lançamento de um serviço do tipo. Além de rivalizar com as já tradicionais empresas do setor, a companhia de Redmond irá brigar diretamente com a Apple e o Pay, com o Google e com a Samsung.

"Tornarmo-nos um negócio de pagamentos certamente nos daria a flexibilidade de fornecer novos e inovadores serviços de nuvem para nossos consumidores, mas não temos nenhum anúncio de produto no momento", declarou a Microsoft.

Se realmente estiver pensando em enveredar por esse caminho, a companhia liderada por Satya Nadella tem que aumentar sua presença diante da liderança soberana das plataformas iOS e Android. De acordo com a IDC, atualmente o Windows Phone possui apenas 2,8% de participação no mercado mundial de smartphones.

Via Business Insider

Fonte: http://arstechnica.com/business/2015/04/microsoft-payments-may-join-apple-android-samsung-in-pay-platforms/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.